Hyundai HB20 Diamond Plus 2020

Os porta-malas dos hatches mais vendidos

Comparamos os espaços para bagagens de cinco modelos: Argo, Gol, HB20, Ka e Onix. Veja a capacidade de cada um


  1. Home
  2. Comparativos
  3. Os porta-malas dos hatches mais vendidos
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O espaço no porta-malas está longe de ser o ponto forte de qualquer hatch compacto. Porém, trata-se do segmento de mercado que mais vende no Brasil, especialmente por ter os preços mais competitivos. Por isso, resolvemos comparar os porta-malas dos hatches mais vendidos.

Separamos os cinco compactos mais vendidos do mercado brasileiro com esta carroceria. Na ordem pelos emplacamentos no acumulado de 2020 até maio, segundo a Fenabrave: Chevrolet Onix, Hyundai HB20, Ford Ka, Volkswagen Gol e Fiat Argo.

Por ser um compacto premium, o Argo sugere ter o maior volume no porta-malas. E é verdade, só que ele empata na capacidade com o HB20: 300 litros, cada. Porém, o modelo da Hyundai leva a vantagem no critério desempate, digamos assim, já que sua carga útil (todo o peso que o carro pode carregar, inclusive passageiros) é de 431 kg, contra 400 kg do rival.

Porta Malas Do Hyundai Hb20
icon photo
Legenda: Porta-malas do HB20 é o melhor entre os cinco hatches mais vendidos do país
Crédito: Divulgação

Os porta-malas dos dois carros se assemelham. O do Argo tem maior vão de abertura, enquanto o HB20 é melhor distribuído. Tanto um como o outro acomodam uma mala média e duas ou três pequenas - dependendo da arrumação e do porte de cada bagagem.

Depois do HB20 e do Argo, surge o Gol. O compacto da Volks é capaz de receber 285 litros, sendo um pouco menor que os dois rivais já citados - todavia, com abertura mais estreita para a colocação de bagagens. Porém, o modelo é o que tem maior capacidade de carga: 434 kg.

O carro mais vendido do país fica em quarto neste comparativo. O novo Onix recebe 275 litros no espaço para malas - o velho hatch, hoje Joy, tem maior capacidade, com 289 litros, mas só representa 20% das vendas do compacto. A carga útil da segunda geração do modelo também não é das maiores: 375 kg.

Em quinto neste quesito entre os hatches mais vendidos do mercado, vem o Ford Ka, com volume de 257 litros no porta-malas. É o carro com espaço mais acanhado entre os carros deste comparativo. Mas compensa com bons 427 kg de capacidade de carga.

 Os porta-malas dos hatches mais vendidos

  1. Hyundai HB20 - 300 litros e 431 kg de carga útil
  2. Fiat Argo - 300 litros e 400 kg de carga útil
  3. Volkswagen Gol - 285 litros e 434 kg de carga útil
  4. Chevrolet Onix - 275 litros e 375 kg de carga útil
  5. Ford Ka - 257 litros e 427 kg de carga útil
  6. Comentários