Esse ano, infelizmente, não tem aquele espetáculo do desfile das escolas de samba. Tampouco a adrenalina da apuração das notas, com a inigualável locução de Jorge Perlingeiro. Mas para dar um gostinho da folia da Sapucaí, resolvemos fazer uma brincadeira. Em que quesitos os SUVs se sairiam melhor.
Separamos cinco SUVs compactos com preços iniciais até R$ 100 mil como se fossem escolas de samba. E mostramos em qual quesito cada um se destacaria. Concorda com a eleição? Deixe sua opinião no campo dos comentários.
O Volkswagen Nivus, sem dúvida, conseguiu se mostrar bem resolvido. Ainda mais quando falamos da marca alemã, que costuma ter desenhos bem pasteurizados. No caso do novato SUV lançado em 2020, o destaque fica para o caimento acupezado da terceira coluna. Com dimensões compactas, desenho frontal arrojado e esse estilo crossover-cupê, o Nivus ganha 10 em Harmonia.
O Renegade é o utilitário mais raiz entre os SUVs compactos. Seu jeito quadradinho faz jus às tradições da marca Jeep e atraiu grande parte do público aventureiro urbano. Por dentro, ainda tem acabamento caprichado e detalhes que remetem à história da empresa e de modelos clássicos. Leva 10 no quesito, com folgas.
Se você comparar a segunda geração do Chevrolet Tracker, importada do México, com a atual, lançada em 2020 e produzida em São Caetano do Sul (SP), vai perceber como o SUV melhorou. Não que o GM anterior fosse ruim, mas este novo oferece bem mais espaço interno, equipamentos mais tecnológicos e opções de motores turbinados modernos, 1.0 e 1.2. Nota 10 em Evolução.
O Kicks é um dos SUVs compactos com a melhor relação custo/benefício. Tem um motor 1.6 16V que proporciona um desempenho correto e suave, custos de revisões entre os mais baratos do segmento e um nível de equipamentos e de conforto condizente. A linha 2022, remodelada, promete ainda mais melhorias a partir de março. Por isso, no Conjunto, ganha a nota máxima.
O utilitário esportivo da Hyundai contou bem sua proposta dentro da categoria. Feito sobre uma plataforma adaptada do sedã Elantra, tem espaço interno de médio para brigar com os compactos. Além de um nível de acabamento e de equipamentos bastante interessante. Também muda, só que no segundo semestre, quando pode perder pontos em... Harmonia. Mas no Enredo, é nota 10.