Compara Trailblazer Pajero Sport

Trailblazer x Pajero Sport: SUVs de respeito

Comparativo virtual traz os utilitários grandes de Chevrolet e Mitsubishi; quem será que leva a melhor?


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Marcus Celestino
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Chevrolet Trailblazer e Mitsubishi Pajero Sport são, de fato, SUVs de respeito. Meio aos tantos utilitários esportivos de shopping no mercado, os dois grandalhões se destacam. Embora tenham, claro, suas inconveniências, os modelos fazem jus à sigla. São dignos representantes de um segmento cada vez mais inchado.

No nosso comparativo virtual da vez, colocamos os dois brutamontes frente a frente. A Chevrolet pede R$ 294.970 pelo Trailblazer Premier. A Mitsubishi cobra R$ 318.990 pelo Pajero Sport HPE.

Os preços são de veículos de luxo. No entanto, será que os dois SUVões são isso tudo? Quer descobrir? Veja o que Chevrolet Trailblazer e Mitsubishi Pajero Sport têm a oferecer para você que busca um utilitário de estirpe:

Dimensões e espaço interno

Evidente que Trailblazer e Pajero Sport têm dimensões generosas. O jipão da Mitsubishi tem 4,78 m de comprimento, 1,80 m de altura, 1,81 m de largura e 2,8 m de entre-eixos. O espaço interno também é respeitável. O utilitário acomoda com tranquilidade cinco pessoas e pode ainda levar pequeninos numa boa na terceira fileira de bancos.

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Mitsubishi Pajero Sport tem 2,8 m de entre-eixos

Já o Trailblazer mede 4,88 m de comprimento, 1,9 m de largura, 1,84 m de altura e 2,84 m de entre-eixos. Assim como o rival nipônico, tem espaço de sobra para cinco adultos e duas crianças. Todavia, importante ressaltar que o acesso à terceira fileira de bancos, como em praticamente todos os carros com esta configuração, é bem complicado.

O Trailblazer tem porta-malas com capacidade para 554 litros. O Pajero Sport dá ao proprietário 971 litros na disposição cinco lugares e 571 litros de volume na configuração sete lugares.

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Chevrolet Trailblazer tem espaço suficiente para cinco adultos e duas crianças
Crédito: Fernando Miragaya

Dinâmica

O comportamento dinâmico do Chevrolet Trailblazer condiz com seu porte. A carroceria oscila discretamente em altas velocidades e na curva se faz perceber. Mesmo assim, o trato na suspensão independente merece elogios, especialmente com o jogo multibraço na traseira. Segura bem o carro, empresta certa rigidez e ainda absorve bem os buracos.

O Mitsubishi Pajero Sport não fica muito longe. No entanto, se sai melhor na absorção das imperfeições do solo. A direção (hidráulica), por sua vez, é mais pesada que a do rival da Chevrolet, o que é um tanto prejudicial principalmente na cidade, onde o motorista tem de fazer manobras com certa constância.

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Chevrolet Trailblazer é empurrado por motor 2.8 turbodiesel de 200 cv de potência
Crédito: Fernando Miragaya

Na estrada, claro, nenhum dos dois empolga. Feitos sobre longarinas, têm dirigibilidade um tanto quanto engessada. É notória, por exemplo, a rolagem da carroceria dos veículos em curvas. Por isso, o condutor tem de ter muito cuidado no asfalto. Ponto positivo, porém, fica para a suspensão traseira dos jipões. A multibraço segura bem o ímpeto de ambos.

As 2,09 toneladas do Pajero Sport são empurradas por motor 2.4 turbodiesel de 190 cv a 3.500 rpm e 43,9 kgf.m a 2.500 rpm. A transmissão é automática de oito velocidades e tração 4x4. O Trailblazer e suas 2,16 t são "ajudados" por propulsor 2.8, também turbodiesel, de 200 cv a 3.600 rpm e 51 kgf.m de torque a 2.000 rpm. O câmbio é automático de seis marchas.

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Jipão da Mitsubishi vem equipado com motor 2.4 turbodiesel de 190 cv
Crédito: Divulgação

Itens de segurança e conforto

Os modelos de Chevrolet e Mitsubishi estão mais para "utility" do que para "sport", claro, mas não deixam de entregar conforto e tecnologia. Na versão HPE, o Pajero Sport tem controle de oscilação de reboque, airbags frontais, laterais dianteiros, do tipo cortina e para os joelhos do motorista, controles eletrônicos de estabilidade e tração, assistente à subida em rampas, controle de descida, retrovisor eletrocrômico, Isofix, ar-condicionado automático bizona com saídas para a segunda e terceira filas de bancos, direção hidráulica, trio elétrico, banco do motorista com regulagem elétrica, central multimídia de 7" com conexão com Android e IOS, bancos de couro, volante com ajustes de altura e profundidade, entre outros.

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Pajero Sport tem central multimídia de sete polegadas e bancos revestidos em couro
Crédito: Divulgação

Já o jipão da Chevrolet dispõe de monitoramento de faixa, sensor de ponto cego, controles eletrônicos de estabilidade, tração, subidas e oscilação de reboque e sensores de estacionamento na frente e atrás. Além disso, tem central multimídia MyLink com wi-fi a bordo e conexão para até sete dispositivos e conectividade com Android Auto e Apple CarPlay. Também oferece bancos revestidos em couro, banco do motorista com regulagem elétrica, seis airbags, partida remota por meio da chave e alguns mimos mais.

Trailblazer tem central multimídia MyLink com wi-fi a bordo e conexão para até sete dispositivos
Crédito: Divulgação

Conclusão

Os grandalhões são ótimas opções para quem procura por um SUV bem equipado e capaz de encarar lama e asfalto com certa desenvoltura. O Chevrolet Trailblazer sai por um precinho pouco mais camarada que o Pajero Sport. No entanto, o modelo da Mitsubishi tem mais tecnologia embarcada.

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