Volkswagen Gol x Ford Ka

Volkswagen Gol x Ford Ka: automáticos populares

Representantes do segmento de entrada se enfrentam em duelo para saber quem leva a melhor com esse tipo de transmissão


  1. Home
  2. Comparativos
  3. Volkswagen Gol x Ford Ka: automáticos populares
Marcus Celestino
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Volkswagen Gol e Ford Ka são dois representantes do segmento de entrada e, se não fazem tanto sucesso como outrora, ainda têm muita lenha para queimar. Não à toa, os compactos seguem firmes na luta para retomar o espaço no mercado.

Em 2018, seguiram a mesma tendência de Chevrolet Onix e Hyundai HB20 e adotaram transmissão automática. A nova opção de câmbio foi uma boa lufada de ar fresco para os dois modelos.

Por isso, colocamos frente à frente em nosso duelo virtual o Volkswagen Gol 1.6 MSI AT e o Ford Ka SE Plus 1.5 AT. Os dois são ano/modelo 2019. O vendedor pede pelo primeiro R$ 50.800. Já pelo segundo, o comprador terá de desembolsar R$ 53.899.

Desempenho

O Volkswagen Gol é empurrado por motor quatro cilindros 1.6 16V de 110 cv de potência e 15,8 kgf.m de torque quando abastecido com gasolina. Com etanol, são 120 cv e 16,8 kgf.m. A transmissão é automática sequencial de seis velocidades, com trocas dinâmicas e agradáveis que podem ser feitas por meio das aletas no volante.

Volkswagen Gol 1.6 16v Msi Totalflex 4p Automatico Wmimagem10473973863
Volkswagen Gol tem bom casamento entre motor e transmissão
Crédito: Divulgação

Já o Ka vem equipado com motor tricilíndrico 1.5 12V de 128 cv de potência e 15,6 kgf.m de torque na gasolina. Quando abastecido com álcool, o propulsor entrega 136 cv e 16,1 kgf.m. O câmbio, assim como no Gol, é automático sequencial de seis velocidades. Embora faça com que o motor trabalhe um pouco mais cheio, a transmissão não compromete o conjunto.

Os dois hatches têm folego de sobra em ambiente urbano e quebram um bom galho na estrada. A suspensão de ambos é bem ajustada, com ligeira vantagem para o Ka - que tem acerto mais condizente com as esburacadas vias brasileiras. Além disso, vale frisar que o modelo da Ford e o da Volkswagen também são parelhos quando o assunto é aceleração e retomadas. Em suma, a dinâmica dos compactos é praticamente igual.

Itens de conforto e segurança

O Ford Ka tem, de série, ar-condicionado, travas elétricas, vidros dianteiros elétricos, banco do motorista com ajuste de altura, banco traseiro bipartido, maçanetas e retrovisores na cor da carroceria e direção assistida eletricamente.

O hatch, contudo, tem apenas dois airbags. Além disso, não possui controles de estabilidade e tração, exclusivos, no caso do ano/modelo, da versão Titanium.

Ford Ka 1.5 Tivct Flex Se Plus Automatico Wmimagem12122692183
Ford Ka não tem controle eletrônico de estabilidade
Crédito: Divulgação

O Volkswagen Gol vem com um pouquinho mais de recheio. Ele tem rodas de alumínio de 15'', superiores às de aço do Ka. Os retrovisores elétricos têm função tilt down e o modelo também dispõe de indicadores de direção laterais, itens ausentes no compacto da Ford.

O VW tem ainda central multimídia Discover Media com sistema de navegação por GPS e App Connect, com disponibilidade para Android Auto e Apple CarPlay. Desvantagem do Gol com relação ao Ka, contudo, é a direção. Com sinais da idade, tem assistência hidráulica, e é inferior à elétrica do rival.

Conclusão

O Ka é um projeto mais novo que o Gol, mas o veterano modelo da Volkswagen tem lista de equipamentos mais recheada. Além disso, o desempenho dos dois hatches equipados com transmissão automática sequencial é muito similar.

O páreo é duro mesmo. Para completar, tanto Ka quanto Gol estão na mesma faixa de preço. Por isso, vai da preferência do cliente escolher qual dos dois irá para a garagem.

Comentários