Aceleramos o único Fiat Coupé Turbo do Brasil

Motor é um 2.0L 16V com 195 cv de potência máxima e 29,5 kgf.m de torque

  1. Home
  2. Cultura WM1
  3. Aceleramos o único Fiat Coupé Turbo do Brasil
Renato Bellote
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon


Antes que alguém reclame do título, uma explicação. A Fiat trouxe ao Brasil a versão aspirada do Coupé, que fez sucesso na década de 90. Mas não a Turbo. Apenas três exemplares chegaram extra-oficialmente, para uso da diretoria, sendo que dois deles foram desmontados após algum tempo.

 

Desse modo, naquela manhã de sábado, fiquei frente a frente com um modelo exclusivo. Ele recebeu alguns acessórios italianos de bom gosto, por conta de dividir a garagem com exemplares da Alfa Romeo. Dentre eles um kit de carroceria da Abarth e rodas Momo de 17 polegadas.

 

Existiram duas motorizações distintas para a versão Turbo. A primeira delas utilizava o motor idêntico ao do Marea Turbo, com cinco cilindros, mas 220 cv. A outra, que encontramos nesse carro da matéria, tem quatro cilindros, 2 litros, 16 válvulas e 195 cv, com 29,5 kgfm de torque.

 

Mas é aí que a brincadeira fica séria. Esse bloco foi utilizado por nada menos do que o mitológico Lancia Delta, campeão de ralis, e também a versão Q4 do Alfa Romeo 155. Em outras palavras, um esportivo com pedigree. 

 

 

Impressões ao volante

 

A diferença para a versão aspirada fica evidente logo de cara, apesar do turbolag acentuado. O pedal do acelerador responde com vontade aos impulsos do motorista e a transmissão trabalha bem com o conjunto. O maior trunfo pode ser sentido nas curvas, com duas palavras que fazem toda a diferença: visco drive.

 

O diferencial viscoso também era utilizado pela Lamborghini no Diablo, e não deixa as rodas dianteiras, nesse caso, patinarem durante uma entrada de curva mais forte. Isso é ótimo, já que pode ser um grande problema em esportivos com mais de 200 cv e tração dianteira.

 

Pra quem ficou curioso os primeiros 100 km/h são atingidos em 7,1 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 225 km/h. Outro detalhe: as duas saídas de escapamento, preparado pela Giba Escapes, são funcionais. Depois disso tudo, melhor levantar o som pra ouvir a sinfonia italiana em movimento. 

 

 

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors