Cinco carros-conceito brasileiros de sucesso

Projetos servem para estudar o impacto perante o público ou antecipam quase que totalmente um lançamento

  1. Home
  2. Cultura WM1
  3. Cinco carros-conceito brasileiros de sucesso
Renan Rodrigues
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Muitas vezes conceitos de carros servem apenas para estudo de design para modelos futuros. Outros são quase a representação concreta de um carro praticamente pronto. Em comum, diversas vezes esses conceitos marcaram o público em suas apresentações.

Por isso, a equipe do WM1 separou cinco carros-conceito brasileiros que impactaram o público e geraram grande repercussão, seja nacionalmente ou internacional. Confira.

Fiat FCC4

 Fiat FCC4 Concept antecipou a picape Toro, hoje um sucesso de vendas
Legenda: Fiat FCC4 Concept antecipou a picape Toro, hoje um sucesso de vendas
Crédito: Divulgação

Com muito do que vemos na Fiat Toro atualmente, o FCC4 tinha um ar futurista. A cor escolhida pela marca italiana na apresentação, um azul metálico, também chama atenção. No entanto, o traço mais marcante, que se manteve na picape de produção, é o conjunto ótico dividido em duas seções. É um dos carros-conceito brasileiros mais importantes.

Nissan Kicks Concept

 Nissan Kicks sofreu poucas alterações entre o carro-conceito e o modelo de produção
Legenda: Nissan Kicks sofreu poucas alterações entre o carro-conceito e o modelo de produção
Crédito: Divulgação

Desenvolvido no Brasil, o Kicks apareceu quase pronto na forma de carro-conceito. Foi o primeiro grande projeto do Centro de Design da Nissan no país. Dois anos depois, o SUV compacto chegou às ruas com poucas modificações no design. Recentemente, a marca japonesa aplicou a primeira reestilização do modelo.

Volkswagen Tarok

 Tarok já foi registrada no INPI e deveria ser lançada esse ano, mas deve ficar para 2021
Legenda: Tarok já foi registrada no INPI e deveria ser lançada esse ano, mas deve ficar para 2021
Crédito: Mario Villaescusa/WM1

Ainda não ganhou vida, mas a picape Tarok promete competir de igual para igual com a Fiat Toro. O projeto chamou a atenção especialmente pela tampa com luzes interligadas na traseira e a possibilidade de abrir uma ligação entre a caçamba e a cabine para posicionar objetos maiores. Já se tornou um dos carros-conceito brasileiros de maior sucesso.

Fiat Uno Cabrio Turbo

 Fiat Uno Cabrio recebeu motor 1.4 turbo e virou conversível
Legenda: Fiat Uno Cabrio recebeu motor 1.4 turbo e virou conversível
Crédito: Divulgação

Muitos se empolgaram com a atual geração do Uno equipada com motor 1.4 T-Jet de 152 cv. Além disso, o modelo perdeu o teto e ficou ainda mais charmoso. No entanto, neste caso, não passou de um exercício de design. A unidade, única no mundo, está guardada no acervo da marca italiana.

Chevrolet Gpix

 Chevrolet Gpix Concept deu origem ao Agile, mas originalmente era para ser um SUV para concorrer com o EcoSport
Legenda: Chevrolet Gpix Concept deu origem ao Agile, mas originalmente era para ser um SUV para concorrer com o EcoSport
Crédito: Divulgação

A Chevrolet poderia ter competido com a Ford nos segmento de SUVs compactos muito antes de trazer o Tracker para o Brasil. No entanto, o belo conceito Gpix não foi produzido da maneira como se esperava. Por conta de uma forte crise financeira, o exemplar serviu de inspiração para o Agile. O hatch até aliviou a montadora, mas nunca fez o sucesso do EcoSport, por exemplo.

Comentários