Toro x Tarok

Toro x Tarok: o duelo mais esperado entre picapes

Volkswagen vai lançar uma picape com o porte da Fiat Toro para roubar clientes da rival. Quem levará este duelo?


  1. Home
  2. Comparativos
  3. Toro x Tarok: o duelo mais esperado entre picapes
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Toro x Tarok, o duelo. Como isso surgiu? Vamos começar relembrando uma das grandes promessas da Volkswagen no Salão do Automóvel de 2018, a picape Tarok, de porte e proposta parecidos com os da Toro, foi apresentada como protótipo no evento.

Fiat Toro Ultra T350 Diesel 2410
Fiat Toro (na foto) é o maior alvo da futura picape médio-compacta Tarok, da Volkswagen
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
toggle button

No começo de 2020, a Volks fez o registro da picape no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), no qual revelava como poderia ser o desenho final da versão de produção. A ideia era apresentá-la no Salão do Automóvel, que seria em novembro, e começar a vendê-la nas semanas ou meses seguintes. O cancelamento do Salão e a pandemia do novo coronavírus mudaram os planos.

Toro x Tarok

A Volkswagen Tarok (importante lembrar que o nome ainda não foi confirmado pela empresa) agora ficou para daqui a alguns anos - muito possivelmente, para entre 2023 e 2024. Quando vier, vai tentar roubar clientes da Fiat Toro, que desde 2016 surfa praticamente sozinha no mercado de picapes intermediárias - a Renault Oroch seria outra competidora, mas suas vendas são baixas.

Hoje, sabemos que Ford Maverick virá com outra proposta e será mais cara que essas duas. Hyundai Santa Cruz e a nova Chevrolet Montana, porém, também devem entrar neste páreo nos próximos anos.

Para rivalizar com a Toro, a Tarok será montada sobre a plataforma MQB - a mesma de Polo, Virtus, T-Cross e Nivus - e ainda deverá ter o mesmo destino que o SUV-cupê, ou seja: será planejada no Brasil e vendida em mercados fora do país (algo que também acontece com a Toro, comercializada como RAM 1000 em alguns outros países).

Com isso, tudo indica que a Tarok deverá receber os conjuntos mecânicos turbinados conhecidos dos outros carros feitos sobre a plataforma MQB, embora nada ainda tenha sido confirmado pela VW. Na prática, as versões de entrada poderão receber o motor 1.0 TSI, com câmbio manual de seis marchas, e as versões mais caras podem ficar com o 1.4 TSI de 150 cv - com direito à transmissão automática.

Nas configurações topo de linha, a Tarok ainda poderá ser equipada com sistema de tração integral 4Motion. Já a Fiat Toro tem versões flex, mas vale lembrar que também é vendida em configurações equipadas com motor turbodiesel e tração 4x4.

Volkswagen Tarok
Volkswagen Tarok pode ser a grande rival da Toro a partir de 2023 ou 2024. Qual leva o duelo Toro x Tarok?
Crédito: Mario Villaescusa/WM1
toggle button

Design

Esse ponto é relativo, já que beleza é - e sempre foi - algo subjetivo. A Tarok, segundo os registros que a Volks fez no INPI, deverá ter uma frente parecida com a do Nivus e uma traseira na mesma pegada, com lanterna de LED que atravessa a carroceria, moderna e futurista - assim como seu protótipo e como fazem Nivus e T-Cross.

Já a Toro tem ao seu lado o design sedutor, algo que sempre foi um de seus pontos fortes. Além disso, mantém (ao menos, antes da chegada do Fastback, um SUV derivado de sua plataforma previsto para os próximos anos) o status de carro mais refinado e bem feito da história da Fiat - muito, também, por ser construída ao lado de modelos da Jeep.

Ford Maverick E André Deliberato
Ford Maverick chega às lojas no primeiro trimestre de 2022 e será mais cara que a Fiat Toro
Crédito: Webmotors
toggle button

Equipamentos de série e preço

No quesito pacote de equipamentos, apostamos na velha receita conhecida da Volkswagen: preços de certa forma atraentes em todas as versões "de entrada", mas que aumentam de acordo com os opcionais agregados. A Fiat Toro, pelo contrário, já oferta em todas as suas versões todo o tipo de conteúdo possível para aquela determinada configuração, sem muitos acréscimos.

Nesse lance de equipamentos, acreditamos também que a Tarok deverá oferecer o último nível em termos de tecnologia disposta na linha Volkswagen: itens como painel de instrumentos digital e equipamentos de condução semiautônoma, além do sistema multimídia VW Play de nova geração para entrar forte na disputa pelo mercado.

Só que, do mesmo modo que outros modelos da marca, podemos imaginar que a maioria desses equipamentos de última geração chegarão em um primeiro momento como opcionais. Portanto, concluímos que a versão mais cara da futura Tarok poderá ter preços que encostam nos valores da configuração mais salgada da Fiat Toro, a Ultra, que hoje sai por mais de  R$ 200 mil.

Já as versões de entrada devem começar perto dos valores que vemos na Toro, que atualmente custa na casa dos R$ 130 mil na configuração Endurance 1.8 com câmbio manual.

Relembre a apresentação da Tarok no Salão

Novas soluções

Outra aposta em cima da Tarok está na oferta de novas soluções para a categoria, como a que a própria Volks apresentou no protótipo revelado no Salão do Automóvel. O carro em questão tinha uma espécie de caçamba variável, que permitia que seu comprimento pudesse ser estendido.

Na prática, os bancos traseiros podem ser rebatidos para frente para que a parte de trás da cabine, justamente abaixo do vidro traseiro, tenha uma porta para aumentar o comprimento da caçamba - que, pelo porte da Tarok, tem praticamente o mesmo tamanho que a da Toro.

Desse modo, ficaria mais fácil levar uma prancha de standup paddle, por exemplo. A foto abaixo explica como isso funciona. A solução, segundo fontes, deve ser mantida na versão de produção - e, quem sabe, até inspirar a Toro e suas futuras rivais. Nesse quesito, ponto para a VW no embate Toro x Tarok.

Caçamba da Tarok pode ser "estendida": tampa da caçamba e parte traseira da cabine podem ser rebaixadas
Crédito: Reprodução
toggle button

Conclusão

A conclusão é que a briga entre Toro x Tarok deverá ser uma espécie de reprise do que vemos há anos entre Strada e Saveiro, só que em proporções maiores - e com vendas em alta, para ambos os lados.

A Strada sempre vendeu mais que a Saveiro e achamos que isso deverá se manter no duelo entre Toro e Tarok. Contudo, isso não significa necessariamente que a Tarok será inferior à rival. Muito pelo contrário, já que a Saveiro, por exemplo, por muitas vezes teve recursos mais interessantes e modernos do que a Strada. O jeito é esperar mais um pouco para ver.

 Toro x Tarok: um dos duelos mais esperados do mercado brasileiro deve ficar para 2024
Toro x Tarok
Legenda: Toro x Tarok: um dos duelos mais esperados do mercado brasileiro deve ficar para 2024
Crédito: Webmotors
toggle button

Comentários