Logo WM1

O canal de notícias da Webmotors

Limpar buscar

Dia do Automóvel: comemore aprendendo mais sobre ele

Segundo volume da série “A História do Automóvel”, que vai de 1908 a 1950, explica a evolução da mobilidade
  1. Home
  2. Cultura WM1
  3. Dia do Automóvel: comemore aprendendo mais sobre ele
Gustavo Ruffo
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- 1888 foi um ano de libertações. Assim como a princesa Isabel assinava, na data de hoje, a abolição da escravatura, Bertha Benz viajou de Mannheim a Pforzheim no Patent Motor Car, considerado o primeiro automóvel do mundo, libertando o homem da falta de mobilidade. Não se sabe ao certo se o legislador fez essa mesma relação, mas em 11 de maio de 1934 o decreto nº 24.224 instituiu o Dia do Automóvel. Ele seria comemorado, como a abolição da escravidão, no dia 13 de maio. O melhor meio de festejar a data é conhecer melhor o protagonista, algo que José Luiz Vieira nos ajuda a fazer com o segundo volume do livro “A História do Automóvel – A Evolução da Mobilidade”, publicada pela editora Alaúde. Com 432 páginas, o livro tem preço de R$ 108, mas está sendo vendido no site da editora por R$ 97,20.

O segundo volume da série trata do momento em que o primeiro parou, 1908, até 1950. O terceiro e último volume, que tem previsão de lançamento em setembro, irá de 1950 a 2000. O material é tão vasto que quase deu origem a um quarto volume, mas a editora preferiu limitar a série a três volumes.

A origem da série, aliás, é das mais interessantes. Vieira, decano dos jornalistas automotivos brasileiros, juntou fotos e material durante cinco décadas de trabalho em um quarto de sua casa. Chegou um momento em que o material se acumulou de tal forma que o jornalista foi intimado por sua esposa, Vera, a dar uma destinação a ele, fosse a doação ou a lata do lixo. Daí nasceu esta nova bíblia automotiva, que promete se tornar definitiva no Brasil. Corre o risco até de, sendo traduzida, ganhar as estantes da maior parte de apaixonados por carro no mundo.

Ainda que o Dia do Automóvel seja uma data, por enquanto, eminentemente brasileira, a tradução de “A História do Automóvel – A Evolução da Mobilidade” permitiria ao mundo comemorar da mesma forma que nós, brasileiros: com a chance de conhecer a fundo uma das invenções mais importantes da humanidade.

Siga a gente no Twitter! Novidades, segredos e muito mais: www.twitter.com/WebMotors

Gosta de clássicos e de esportivos?

Então veja aqui no WebMotors as melhores ofertas para esses carros míticos:

Austin

Alfa Romeo

Americar réplicas

Bentley

Bianco

Chamonix réplica

DKW-Vemag

Dodge

Ferrari

Leia também:

Réplica perfeita do Mercedes-Benz 300 SL é feita na Alemanha

Designer sueco recria Volvo P1800 Coupé com mecânica moderna

Porsche 914, o Volkswagen-Porsche, faz 40 anos

Porsche 917, o maior carro de competição da história, celebra 40 anos

Tucker Cabrio, em unidade única, está à venda no eBay

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors