Origem dos nomes das marcas

Inspiração das fábricas no século XX vem de fontes bem curiosas
  1. Home
  2. Cultura WM1
  3. Origem dos nomes das marcas
Adriana Bernardino
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A inspiração das fabricantes de automóveis para os nomes de suas marcas era os sobrenomes de seus construtores e familiares, isto é, quase nenhuma. A partir do século XX, entretanto, as fontes começaram a mudar.

No recém-lançado Pílulas de Sabedoria Instantânea da Professora Etelvina Editora Globo, organizado por Max Gehringer, há um capítulo dedicado ao significado dos nomes das principais fabricantes. Confira:

Mercedes-Benz: o alemão Emil Jellinek deu aos automóveis o nome de sua filha, Mercedes. O nome pegou tão bem que foi adotado mais tarde pela Daimler-Benz.

Chevrolet: o homenageado dessa vez foi o amigo do criador da marca, W.C. Durant. Não era um amigo qualquer, claro, mas o piloto de corridas francês Louis Chevrolet.

Volkswagen: o nome foi escolhido por Ferdinand Porsche, em 1930, e quer dizer “carro do povo”. Não se pode dizer que o conceito continua, o SUV Touareg, por exemplo, pode chegar a R$ 300 mil.

Fiat: mais simples impossível. Fiat nada mais é do que a sigla da fábrica: Fabbrica Italiana Automobili Torino Fábrica Italiana de Automóveis Turim.

Hyndai: a inspiração vem da Coreia. Hyeondae significa modernidade.

Mitsubishi : do japonês, três diamantes.

Audi: talvez o mais curioso de todos. Audi é “ouça”, em latim. O sobrenome do fundador da marca, August Horch, tinha o mesmo significado, em alemão.

Toyota: a inspiração ficou dentro de casa, Toyoda, sobrenome do fundador da marca. Acredita-se que “d” virou “t” para facilitar a pronúncia. Outra versão, esta relatada em "A Máquina que mudou o mundo" Editora Campus, de Daniel T. Jones e James P. Womack, o nome da marca foi escolhido durante um concurso.

Jaguar: a fábrica inglesa já se chamou SS Cars. Durante a segunda Guerra, entretanto, decidiu mudar de nome, já que SS era a polícia nazista alemã. A substituição foi inspirada em seu modelo de carro principal.

Mazda: na religião fundada por Zaratustra, Ahura Mazda é um deus antigo, criador e senhor absoluto do universo. Para realizar seus designos, Mazda conta com mais seis espíritos sagrados. Vencer as forças do mal está entre os objetivos do deus.

Volvo: do latim, eu rodo.


___________________________
Siga a gente no Twitter! Novidades, segredos e muito mais: www.twitter.com/WebMotors


Leia também

Estresse: exercício taoísta do som pode reduzir raiva aprisionada no fígado

Confira 9 das 1001 maneiras que você pode escolher para relaxar

Se comer demais, não dirija!

Teste da coluna: especialista mostra pior e melhor jeito de guiar em versões 1.0 e 2.0

Diabetes: quando não controlada, doença representa riscos ao motorista

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors