Os suecos Volvo YCC e Bergman

Carro de cinema, cineasta de potência. Em cartaz, o modelo que mulheres e homens sonham ter
  1. Home
  2. Cultura WM1
  3. Os suecos Volvo YCC e Bergman
Adriana Bernardino
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- A complexidade e a beleza que caracterizam o universo feminino têm, na Suécia, dois porta-vozes de peso: o cineasta Ingmar Bergman e a fabricante de veículos Volvo.

Enquanto o primeiro utiliza os fios da subjetividade para tecer a trama do mundo interior delas, o segundo aposta no princípio do prazer e da praticidade que acreditem também compõem o feminino.

No início de setembro, Elna Holmberg que coincidentemente se parece com Liv Ulman, uma das atrizes preferidas de Bergman esteve no Brasil para apresentar o Volvo YCC Your Concept Car, ou Seu Carro-Conceito em inglês, projeto em que, ao lado de mais sete mulheres, atuou como diretora técnica, e que foi apresentado ao mundo no Salão de Genebra de 2004.

De acordo com Maria Widell Christiansen, diretora do projeto, a afirmação da americana Marti Barletta, especialista americana em padrões de consumo femininos - “Se as expectativas das mulheres forem satisfeitas, as dos homens serão excedidas - foi comprovada em pesquisa. O universo de compradores de carros pode ser dividido em três segmentos: primário, médio e o grupo especial. O último é o mais exigente: as mulheres. Querem tudo o que os homens desejam em termos de desempenho, prestígio e estilo, mas também soluções inteligentes para guardar coisas, entrada e saída fácil do carro, boa visibilidade, um carro personalizável, mínimo nível de manutenção e facilidade para estacionar.


Soluções inteligentes

O melhor lugar para carregar todas as coisas que elas gostam de ter à mão, no carro, é entre os bancos dianteiros. No YCC o câmbio foi instalado no volante e o freio de mão é eletrônico e integrado, liberando espaço de armazenamento no console central.

No console central, há um compartimento raso para chaves, celulares, moedas e outros itens pequenos. Este compartimento desliza para trás e revela um outro mais fundo, onde se pode guardar a bolsa. Em um outro compartimento, pode-se guardar o notebook. Há também um compartimento refrigerado, ao alcance do assento do motorista. Uma lixeira completa o leque de opções de conveniência.

Essa é a razão pela qual os assentos traseiros lembram os de cinema, em geral levantadas para dar passagem. Isso libera um grande volume de espaço para carregar bagagem, no lugar dos bancos traseiros, com acesso fácil pela porta ampla. Ao entrar no carro, basta que o passageiro abaixe seu banco para se sentar.

Fácil de entrar, fácil de sair

Quando a porta do tipo asa de gaivota se abre, a soleira rebate, saindo do caminho, para que não seja necessário passar por cima dela quando se entra no carro. Para criar maior espaço, o assento do motorista se move automaticamente para trás e o volante para cima. As almofadas laterais da base do assento do motorista são rebaixadas, saindo do caminho e facilitando ainda mais a entrada.

Se tiver suas mãos cheias a porta do YCC pode ser aberta automaticamente, assim que chegar perto do carro. Basta ativar a função auto-open usando as chaves antes de pegar suas malas. A seguir, quando estiver junto à roda traseira, a porta se abre. Se estiver junto à traseira do carro, o porta-malas se abrirá.

Boa visibilidade

O YCC combina fatores ergonômicos e ajustes da linha de visão no sistema Ergovision.

Segundo o sistema, todo o seu corpo é escaneado na revenda e os dados das proporções relativas altura, comprimento da perna, comprimento do braço são usados na definição de uma posição personalizada de direção. Esses dados são armazenados, digitalmente, na unidade pessoal da chave. Assim que você se sentar no banco e inserir a chave no console central, o assento, o volante, os pedais, o suporte de cabeça e o cinto de segurança se ajustarão automaticamente ao seu corpo. O resultado é uma posição recomendada de direção totalmente personalizável, proporcionando a melhor linha de visão para você.

O visual externo do carro também foi desenvolvido, especificamente para ajudar o motorista a enxergar melhor.

A seção do capô foi rebaixada e os pára-lamas foram deliberadamente colocados em uma posição em que podem ser vistos pelo motorista. A janela traseira se estende até as extremidades do carro, para que se saiba exatamente onde os quatro cantos do carro se encontram.


Flexibilidade

Pode-se escolher a altura do carro e mudar radicalmente o visual do interior. Há oito opções de capas para os bancos, que variam de couro marrom escuro, linho e bouclé de lã, até a uma capa bordada, na cor verde-amarelado brilhante. Para cada uma destas opções há tapetes combinando em toda uma gama de estilos, inspirados em decorações de interiores residenciais.

Manutenção mínima

O YCC tem dois pontos de abastecimento, sem tampa e com válvula de esfera, a exemplo daqueles usados em carros de corrida, ao lado da porta do motorista. Uma para gasolina e outra para o líquido limpador de pára-brisas. Nada de abrir tampas ou travas de capô.

Com a boca do reservatório do líquido do limpador do pára-brisa instalada fora do carro, desapareceu a necessidade de haver uma tampa de capô, pelo menos uma do tipo convencional. A equipe de serviço da Volvo é a única a ter acesso ao motor do carro, quando chegar a hora da revisão de rotina. Para tanto, o carro automaticamente se comunica com a oficina autorizada de sua preferência.

Esta sugere uma data que você poderá confirmar ou rejeitar. O YCC também realiza seus próprios diagnósticos, em intervalos regulares, e avisa a oficina autorizada, em caso de necessidade. Isso também garante que materiais ou peças de reposição estejam disponíveis, quando necessário.

O acabamento da pintura do carro é a Easy-Clean para facilidade de limpeza, que funciona mais ou menos como a camada antiaderente de uma frigideira de Teflon — dificultando a aderência de sujeira e, se mesmo assim ela aderir, sua remoção é fácil. As capas dos assentos e os carpetes também podem ser lavados.

Pode-se continuar rodando com os pneus vazios do YCC, mesmo quando furados, até você encontrar uma borracharia ou um lugar adequado para parar.

Fácil de estacionar

Ajuda para baliza é uma função solicitada tanto por homens como mulheres. No YCC, este é um sistema de dois estágios. Para estacionar entre dois outros carros e ter certeza de que há espaço suficiente, basta acionar o botão de estacionamento, uma vez, e ativar a função de espaço. Se a resposta for sim, selecione a função Autopark, pressionando o mesmo botão novamente. O carro ajuda o motorista com as manobras ao volante, até ele entrar na vaga, mas o controle do acelerador, freios e câmbio, caberá a você. O sistema Autopark racionaliza a execução da baliza.

Motor e transmissão

O YCC vem equipado com um motor de 215 cv, cinco cilindros PZEV Partial Zero Emission Vehicle, baixas emissões e o sistema ISG Integrated Starter-Generator. A exemplo de outros motores PZEV da Volvo, obedece aos padrões mais rígidos de emissões de determinados estados dos EUA, como a Califórnia.

O sistema ISG apresenta várias vantagens. Evita o desnecessário funcionamento do motor com o carro parado, pois é possível desligá-lo, enquanto se aguarda um sinal abrir, por exemplo. Ele liga novamente, assim que o motorista pisa no acelerador. Além disso, fornece torque extra em baixas rotações, o que significa potência máxima desde o início. Além disso, o sistema ISG fornece uma fonte de energia de 60 V, abrindo as possibilidades para uma conveniência ainda maior do usuário.A caixa de câmbio Powershift do YCC tem seis marchas. Você pode optar pelo modo totalmente automático ou usar os controles instalados na coluna do volante, para trocar as marchas.

Powershift significa que o carro, na verdade, utiliza a tecnologia de transmissão “dual wet-clutch”, garantindo que as marchas são trocadas sempre na rotação certa. O resultado é uma direção suave e um baixo consumo de combustível.

O Volvo YCC tem apenas um defeito: dificilmente será produzido. O carro-conceito é um modelo feito apenas uma vez, para que a Volvo compartilhe suas idéias e soluções. A boa notícia é que as soluções mais populares são aquelas que têm a maior probabilidade de aparecer em modelos futuros.

Mesmo sem o futurismo do YCC, um Volvo é sempre um Volvo. Se você pode ter uma máquina dessa, encontre aqui a que mais combina com seu estilo:

Volvo 440

Volvo 460

Volvo 850

Volvo 960

Volvo C70

Volvo S40

Volvo S60

Volvo S70

Volvo S80

Volvo V40

Volvo V50

Volvo V70

Volvo XC70

Volvo XC90


Leia também:

Afinal, o querem as mulheres? O Volvo YCC responde

Crianças no carro. O que fazer?

A cor do seu carro é a sua cara

________________________________

Quer receber nossa newsletter e boletins de manutenção de seu carro? Então se cadastre na Agenda do Carro clicando aqui e receba boletins quinzenais com as notícias mais quentes!


_______________________________
E-mail: Comente esta matériaEnvie essa matéria para uma amigoa

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors