Tem trânsito? Oba!

Aproveite esse tempo precioso para exercitar o corpo, a mente e o espírito
  1. Home
  2. Cultura WM1
  3. Tem trânsito? Oba!
Adriana Bernardino
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Em vez de olhar enfezado para a fila de carros que se estende no horizonte, encarar o vizinho de avenida como se fosse um arquiinimigo ou fantasiar ganhar na mega-sena para nunca mais precisar sair de casa no horário de pico, adote alguns hábitos que, apesar de simples, podem trazer benefícios ao corpo, à mente e ao espírito. Seguindo as sugestões abaixo você verá que um tempo considerado perdido pode ser um dos mais proveitosos do dia.

Aumente sua capacidade pulmonar – a maioria das pessoas tem uma respiração fraca e superficial, o que torna o organismo sensível e eleva a ansiedade. Você pode aliviar a tensão e aumentar sua capacidade pulmonar fazendo um exercício praticado há milênios pelos iogues: inspire lentamente, contando até quatro lembre-se de expandir a caixa torácica. Quando sentir que o pulmão está totalmente cheio, tente inspirar mais um pouquinho. Prenda a respiração e conte até quatro. Depois, solte o ar, sempre contando até quatro. Expire mais um pouco para sair o ar. Repita várias vezes.

Fique mais jovem – gastando poucos minutos por dia, os exercícios faciais ajudam a suavizar linhas de expressão, oxigenar fibras musculares e aumentar a circulação sanguínea. Para melhorar a aparência da testa, experimente o seguinte: levante as sobrancelhas o máximo que conseguir. Depois, abra os olhos tanto quando puder. Relaxe e repita.

Olhos fortes, mente calma – olhe fixamente para um ponto entre as sobrancelhas. Em seguida, relaxe. Repita quantas vezes quiser. Com este exercício, você também acalmará a mente e reduzirá a tensão e o estresse.

Faça do-in nas mãos – massageie todos os pontos das mãos, friccionando palma, dorso e falange dos dedos. A prática é benéfica para várias partes do corpo.

Ouça um livro – você anda sem tempo para ler? Aqui vai uma boa dica para enriquecer sua bagagem cultural. Em alguns sites é possível comprar livros de autores consagrados, gravados em CD por grandes intérpretes. Entre eles, você ouve: Clarice Lispector por Aracy Balabanian, Fernando Pessoa por Paulo Autran, Manuel Bandeira por Juca de Oliveira, Vinicius de Moraes por Odete Lara etc.

Aprenda um idioma – Nas bancas e livrarias há cursos de idiomas em fitas ou CDs. Se você passa, aproximadamente, 1 hora por dia no trânsito, no final do mês serão 22 horas em contato com a língua estrangeira.

Medite – não pensar em nada, por algum tempo, pode ajudá-lo a pensar melhor e mais sobre muitas coisas. Uma boa idéia é colocar uma música tranqüila, que inspire paz e tranqüilidade, e vigiar os pensamentos, diminuindo-os gradativamente. Afaste também os julgamentos, as preocupações com o instante seguinte, e se atenha apenas ao momento presente.

Estas são apenas algumas sugestões que podem ajudá-lo a começar ou terminar seu dia de forma proveitosa e edificante – em vez de pensar em maldades ou se estressar a cada vez que vê uma barbeiragem no trânsito. O número de possibilidades, entretanto, pode ser inventado e reinventado todo dia.

Leia também:

Pratique ioga no carro! É simples e eficiente

Heródoto Barbeiro e monja Isshin dão dicas anti-stress no trânsito

Como a astrologia védica pode ajudá-lo a comprar e vender um carro ou viajar

Barulhinho bom? Ouvir rádio no carro nem sempre é benéfico. Saiba como usar a música a seu favor

Feng Shui para automóveis

A cor do seu carro é a sua cara

_______________________________
E-mail: Comente esta matéria

Envie essa matéria para uma amigoa

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors