Você é uma motorista aditivada?

Conquistar, crescer, engajar-se sim, mas sem perder o mistério
  1. Home
  2. Cultura WM1
  3. Você é uma motorista aditivada?
Adriana Bernardino
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

– "Quando a mulher não se reconhece como fêmea, as conseqüências podem ser sentidas em vários aspectos da vida; entre eles, na relação com o carro e no comportamento no trânsito", diz a professora e terapeuta ayurvédica medicina tradicional indiana, com especialidade em mulheres, Sabrina Alves.

Segundo a professora, que desenvolve também trabalho focado no resgate da mulher selvagem e em sua integração com os mistérios da vida cíclica feminina – proposta terapêutica que tem crescido no Brasil – "a necessidade de se equiparar aos homens, de assumir o lugar deles, tem causado doenças que nossas avós e bisavós desconheceram. Podemos ser bem-sucedidas e felizes, sem, para tanto, agirmos como um homem. Somos essencialmente diferentes e precisamos aprender a respeitar e resgatar nossa essência".

Também a psicopedagoga, arte terapeuta e coordenadora do curso O Resgate do Feminino Essencial, Soraya Ferreira Mariani, aponta o problema. “As mulheres estão feridas e precisam ser curadas. O fato de ser linha de frente em casa e no mercado de trabalho as fez perder o lado afetivo, o sentimento de solidariedade e de não-concorrência. Elas precisam buscar suas raízes e divindade”, diz a terapeuta.

Agressividade, intolerância e competitividade têm causado conseqüências também à saúde da mulher. De acordo com pesquisa realizada pelo Centro Psicológico do Controle do Stress, 41% das executivas brasileiras tem stress, contra 21% dos executivos.

Exagerando na mão

Instrutor de auto-escola há 11 anos, Anselmo Dirmas se diz acostumado às reclamações dos mais apressadinhos, mas que a impaciência maior tem sido das mulheres. "Mesmo com o carro devidamente sinalizado como veículo de auto-escola, muitas passam fazendo gestos e reclamando da lentidão, principalmente se a aluna também for mulher. Sempre fico meio espantado com esse comportamento".

Competição e agressividade são posturas típicas do masculino, daí a inversão de papéis surpreender negativamente os homens. "A doçura é uma virtude feminina. É por isso, talvez, que ela agrada, sobretudo, nos homens", diz André Comte-Sponville, professor de filosofia da Universidade Paris, em seu "Pequeno Tratado das Grandes Virtudes" Martins Fontes.

Para Sponville, ao contrário do que imaginamos, “a agressividade é uma fraqueza, a cólera é uma fraqueza, a própria violência, quando já não é dominada, é uma fraqueza. A doçura é uma força, por isso é uma virtude: é força em estado de paz, força tranqüila e doce, cheia de paciência e de mansuetude”.

Feminino aditivado

Deixar de fazer uso do masculino, da virilidade, não representa perder espaço no trânsito, no amor, no trabalho ou nas relações familiares; ao contrário: é ganhá-lo por meio daquilo que não exige força, já que natural: receptividade e acolhimento, intuição e profundidade, flexibilidade e doçura. E mistério.

Com melhor entendimento de suas habilidades, de seus ciclos e de sua natureza, a mulher tem mais chances de conquistar seu espaço – sem danos à saúde física ou psicológica – não só no trânsito.

Segundo pesquisa divulgada recentemente no blog americano Branding Strategy Insider, aspectos da natureza feminina colocam a mulher em vantagem na gestão de marketing. O motivo? Elas têm mais empatia para intuir os pensamentos e sentimentos de seu público, ao contrário dos homens, que têm dificuldade de entender os que o cercam.

Conquistar independência, crescer, engajar-se sim, mas sem perder os mistérios de ser mulher pode ser um eficiente agente para as necessárias transformações de uma vida mais equilibrada e feliz.


Leia também

Qual o significado de sonhar com veículos? Especialista dá algumas dicas

Economista ensina planejamento a mulheres que querem um auto

Veja 3 dicas para ficar linda no carro com rapidez e segurança

Você está viciado em emoções negativas no trânsito?

que tipo de animal você é na direção?

Como guia cada signo? Veja defeitos, virtudes e carro ideal

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors