Novas versões expõem meta do Tracker: ser líder

Atual SUV mais vendido da América do Sul e utilitário mais emplacado do Brasil em 2022 quer derrubar os rivais com força

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André Deliberato
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Atenção: este é um texto opinativo, não informativo. Vamos falar sobre o Chevrolet Tracker e os planos da GM para reconquistar o mercado brasileiro - que hoje, se olharmos bem, é da Stellantis.

Veja como chegou o convite da Chevrolet para a apresentação das novas configurações do Tracker: "O SUV mais vendido da América do Sul vai ganhar duas novas versões". A marca diz isso porque o carro é o utilitário mais emplacado do continente, atualmente.

E vale lembrar que também foi o SUV mais vendido do Brasil em 2022.

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Isso, na opinião dos jornalistas do WM1, deixa claro qual é o objetivo da marca: mantê-lo na liderança por muito tempo, assim como o Onix Plus já faz entre os sedãs.

Seria ainda mais perfeito se o Onix retomasse o posto de carro de passeio mais emplacado do país - posição que ocupou entre 2015 e 2020, até ser superado pela Fiat Strada.

Mas o modelo ainda briga com a questão da falta de componentes - portanto, isso deve demorar um pouco mais. O Onix perdeu a liderança após o início da pandemia, quando viu sua produção recuar por conta da falta de semicondutores.

Tracker segue a receita do Onix

O lance é que não dá para negar que o hatch é desejo nacional. Ele atende o cliente exatamente como pede o freguês: é visualmente bonito, completo e tecnológico. E tem versões que atendem a diferentes tipos de compradores.

O Tracker segue essa receita: é bem feito, tecnológico, bonito e tem versões bem equipadas desde a mais básica - os preços da linha 2024 variam de R$ 127.690 a R$ 162.650.

Versátil, o carro deve seguir na liderança do segmento de SUVs compactos e brigar mais uma vez com o Jeep Compass pelo título de utilitário esportivo mais vendido do mercado, incluindo os outros portes.

Se não tiver problemas de produção ou de fornecimento de componentes, virá forte esse ano para derrubar a concorrência. Com força. Mais uma vez.

O Chevrolet Tracker RS é a versão com apelo esportivo do modelo
Crédito: Divulgação
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Montana segue o mesmo caminho

A nova Montana idem. Baseada no Onix - assim como o Tracker -, ela segue a mesma filosofia: quer dominar o setor de comerciais leves. E pode ser que consiga.

Só que o caso da picape é, digamos... um pouco mais difícil, já que seus dois principais adversários (ambos da Fiat, Strada e Toro) são rivais duríssimos.

A Fiat Strada lidera não só entre comerciais leves, mas também todo o mercado automotivo.

Mas, quem sabe? Com Tracker líder entre os SUVs, o Onix dominando entre os hatches e o Onix Plus com o comando entre os sedãs, não custa nada sonhar.

Em março, primeiro mês completo de vendas da Montana, já foram quase 4 mil unidades emplacadas...

Em resumo, com Onix, Onix Plus, Tracker e Montana - todos feitos sobre a mesmíssima plataforma, portanto com redução de custos em todos os níveis - a GM mostra que não está para brincadeira e que seu plano é dominar ou chegar perto da liderança dos principais segmentos de carros no Brasil.

A Chevrolet Montana vendeu quase 4 mil unidades em março e quer seguir forte nos próximos meses
Crédito: Ricardo Rollo
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