C3 x Kwid x Mobi: qual é o melhor custo-benefício?

Modelos da Citroën, da Fiat e da Renault têm praticamente os mesmos preços. Comparamos para ver qual é o melhor negócio

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Lucas Cardoso
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A Citroën reduziu o preço da versão de entrada do C3 para R$ 69.900. Com a ação promocional, o hatch altinho da marca francês assumiu o posto de carro mais "barato" (ou menos caro) do país, à frente dos concorrentes Fiat Mobi e Renault Kwid.

Nesta semana, havíamos comparado os dois modelos subcompactos em suas versões mais baratas, que custam os mesmos R$ 69.990 - ou seja, R$ 90 a mais que o hatch compacto da Citroën (sim, o "francês" é maior).

Diante da redução de preço do C3 que, aliás, só está disponível no site da marca (e-commerce), resolvemos botá-lo na briga e ver qual é a melhor escolha entre os  três modelos de "entrada". Qual deles tem o melhor custo-benefício?

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Categorias distintas

Vamos começar esse comparativo digital com um parâmetro que pode influenciar bastante no momento da compra. Por ser um hatch compacto, o C3 Live 1.0 tem todas as dimensões da cabine maiores que as dos seus rivais subcompactos.

O Citroën tem 3,98 m de comprimento, contra 3,59 m do Mobi e 3,68 m do Kwid. Já o entre-eixos mede 2,54 m, que é 24 cm maior que o do Mobi e 12 cm maior que o  do Kwid. Além disso, o C3 tem 1,73m de largura, contra 1,66 m do modelo da Fiat e 1,57 m do subcompacto da Renault.

Como era de se esperar, o modelo também sai na frente na medida de porta-malas. São 315 litros de capacidade no compartimento. Nesse quesito, o Kwid chega perto com seus 290 litros, mas o Mobi fica bem abaixo com 200 litros.

Citroen C3 Live F2
O preço do C3 foi reduzido no e-commerce da marca e ficou R$ 90 abaixo dos valores de Kwid e Mobi
Crédito: Divulgação
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Motor e desempenho

O conjunto motriz dos três modelos tem a mesma litragem, mas com blocos diferentes. No caso do C3, o motor 1.0 é o Firefly de três cilindros, que é conhecido dos clientes da Fiat, e rende até 75 cv de potência e 10,7 kgf.m de torque.

Já o modelo da Fiat usa o quatro cilindros Fire, de até 74 cv e 9,7 kgf.m. E o Kwid, por sua vez, usa um 1.0 de três cilindros, que entrega até os 71 cv e 10 kgf.m de torque. E, claro, todos têm câmbio manual com cinco marchas.

Para ficar fácil:

  • Citroën C3: Fireflye 1.0 de três cilindros com 75 cv de potência e 10,7 kgf.m
  • Mobi: Fire 1.0 de quatro cilindros Fire com 74 cv e 9,7 kgf.m
  • Kwid: Renault 1.0 de três cilindros com 71 cv e 10 kgf.m
  • Os números são bem parecidos, mas aqui vemos uma ligeira vantagem para o Renault. O modelo se vale do seu peso mais baixo para entregar um desempenho mais "esperto", embora seja menos potente que os rivais. O Kwid pesa 818 quilos, contra 1.037 quilos do C3 e 961 quilos do Mobi.

    De acordo com as fichas técnicas, o Renault tem a melhor aceleração de zero a 100 km/h: 13,2 segundos. C3 e Mobi chegam na mesma marca, respectivamente, em 14,1 segundos e 14 segundos.

    A versão de entrada Zen do Kwid já é bem equipadinha. Custa R$ 69.990
    Crédito: Divulgação
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    Consumo

    Equipados com motores pequenos, os três também têm ótimos números de consumo de combustível. A vantagem, é claro, fica com os modelos subcompactos, que são menores, mais leves e, por isso, têm menor gasto por quilômetro percorrido. Mas as diferenças para o C3 são pequenas.

    Confira abaixo os números de consumo oficiais (dados são do Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro - PBEV):

    • Kwid: 10,8 km/l e 11 km/l (cidade/estrada) com etanol, e 15,3 km/l e 15,7 km/l (cidade/estrada) com gasolina
    • Mobi: 9,6 km/l e 10,4 km/l (cidade/estrada) com etanol, e 13,5 km/l e 15 km/l (cidade/estrada) com gasolina
    • C3: 9,5 km/l e 10,3 km/l (cidade/estrada) com etanol, e 13,2 km/l e 14,5 km/l (cidade/estrada), com gasolina
    • Equipamentos

      As listas de equipamentos dos três modelos não são muito incrementadas, mas têm itens básicos como vidros dianteiros e travas elétricas, alarme, ar-condicionado e airbag duplo (obrigatório por lei). No caso do C3, o kit é levemente incrementado pela direção elétrica, assistente de partida em rampa e sensor de pressão dos pneus, mas deixa a desejar em comodidades.

      O modelo vem com a inusitada "preparação" para rádio - nos dias de hoje isso é inaceitável, embora relativamente compreensível para um subcompacto, mas feio em um hatch compacto de aparência bacana. O Mobi, aliás, também tem a preparação para som, sensor de pressão e os airbags exigidos pela legislação - e mais nada.

      Sendo assim, o Kwid sai bem na frente: vem de fábrica com quatro airbags (os dois frontais e mais dois laterais), controle eletrônico de estabilidade, assistente de partida em rampa, sistema Start-Stop e rádio com função Bluetooth, USB e auxiliar.

      O Fiat Mobi Drive também custa R$ 69.990 e em menos equipamentos que Kwid e C3
      Crédito: Divulgação
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      Quanto custa para manter?

      Os gastos com as revisões sempre devem ser considerados pelos interessados em comprar um carro zero-quilômetro. Então, é importante avaliar os preços. O trio tem valores pré-fixados, com intervalos de 10 mil quilômetros ou 12 meses - o que vier primeiro.

      Aqui o Kwid continua levando vantagem: custo total de R$ 4.070,44 até os 60 mil quilômetros, ou seis anos. O C3 fica bem perto, com preço total de R$ 4.982 para todas as revisões. Por último, o Mobi cobra salgados e inexplicáveis R$ 5.888.

      Confira os preços das revisões dos três modelos:

      Revisões C3 Live:

      1ª - R$ 496,00

      2ª - R$ 896,00

      3ª - R$ 496,00

      4ª - R$ 1.450,00

      5ª - R$ 496,00

      6ª - R$ 1.148,00

      Revisões do Kwid:

      1ª - R$ 499,33

      2ª - R$ 562,62

      3ª - R$ 562,62

      4ª - R$ 912,47

      5ª - R$ 625,91

      6ª - R$ 907,49

      Revisões do Mobi Drive:

      1ª - R$ 500,00

      2ª - R$ 672,00

      3ª - R$ 1.012,00

      4ª - R$ 888,00

      5ª - R$ 680,00

      6ª - R$ 2.136,00

      Hora da escolha

      O C3 desceu o preço para competir com rivais de segmento distinto. Por isso, na largada é uma escolha mais interessante, já que oferece espaço interno e porta-malas  maiores pelo mesmo preço. Com isso, é mais indicado para quem prioriza esse aspecto.

      Mas quem busca dimensões reduzidas junto com economia de combustível e gasto menor nas revisões deve olhar atentamente para o Kwid.

      O Mobi, por sua vez, perde nos principais quesitos, mas sempre será opção para quem busca a confiabilidade de um conjunto motriz de confiabilidade pra lá de testada.

      No fim, a decisão dependerá do que o comprador busca.