Um carro elétrico atual já vai mais longe que um elétrico de alguns anos atrás. A falta de conhecimento, no entanto, faz com que muitas pessoas ainda se preocupem com a autonomia deste tipo de veículo.
E embora seja muito mais fácil encontrar um eletroposto hoje em dia, os deuses do carro elétrico podem não colaborar e aquele carregador rápido estratégico no meio do caminho pode estar com uma fila enorme e demorada, ou pior: quebrado!
E aí, certamente você terá que ficar esperando a sua vez por mais do que alguns minutos. A boa notícia é que mudando alguns hábitos de condução, ou até mesmo mexendo nas configurações do carro, você reduzirá o consumo de eletricidade da bateria motriz e irá mais longe.
Assim como nos carros a combustão, abusar do acelerador também faz o consumo de energia subir em um carro elétrico. Por isso evite acelerações bruscas nas arrancadas e nas retomadas de velocidade. Afunde o pé no acelerador somente quando for realmente necessário, como em uma ultrapassagem, por exemplo.
Diferentemente de um carro à combustão, que rende mais na estrada, um carro elétrico gasta mais energia no uso rodoviário. Em um automóvel elétrico, quanto mais veloz você estiver, mas rapidamente a bateria vai "secar". Uma forma de reduzir esse consumo energético é conduzir respeitando os limites de velocidade da via.
Boa parte dos carros elétricos tem o modo One Pedal Drive, que permite que o veículo seja conduzido apenas variando a pressão no pedal do acelerador. Nesse modo, os freios são acionados automaticamente e convertem a energia da desaceleração em eletricidade para recarregar a bateria.
Mas mesmo que você não curta a experiência de guiar com o One Pedal Drive acionado, ainda é possível economizar apenas ativando o modo "Eco" de direção - nos carros com esse tipo de seleção -, ou até mesmo ajustando para o nível máximo a intensidade de recuperação de energia pelos freios regenerativos.
Saiba mais:
Está no desespero para chegar ao carregador mais próximo e dar uma carga extra para conseguir chegar ao destino final? Então faça o seguinte: desligue o sistema de climatização da cabine do carro elétrico. O ar-condicionado e o aquecimento desligados ajudam a reduzir o consumo da bateria motriz.
É claro que a manutenção em dia também é importantíssima para cada carga render mais. Por isso, calibre os pneus regularmente e fique atento aos sinais de desalinhamento da direção. Afinal, pneus murchos e direção fora do prumo geram mais arrasto e, consequentemente, fazem o carro gastar mais eletricidade para rodar.
Veja também
Vídeo relacionado



Email enviado com sucesso!