A Ford divulgou nesta semana os dados de desempenho da novíssima geração do Mustang Shelby GT500, que será nada menos que o carro homologado para as ruas mais potente já produzido pela marca.
Seu motor de 5.2 litros pode gerar 770 cv e 86,4 kgfm de torque. Ele passa a ser, portanto, o V8 à venda para "pessoas comuns" com a maior densidade de potência e torque do mundo - nesse caso, estão excluídos da comparação modelos como o Dodge Challenger Demon, que é comercializado por encomenda e somente para arrancadas.
O novo GT500 usa uma caixa de transmissão da Tremec, de dupla embreagem e sete marchas. Ele tem cinco modos de pilotagem, os maiores freios da categoria (com discos dianteiros de 16,5 polegadas) e rodas de fibra de carbono. "A força bruta e as mudanças incrivelmente rápidas e suaves destacam como a alma do Shelby GT500 foi elevada no nosso Mustang mais avançado de todos os tempos", explica Ed Krenz, engenheiro-chefe de programa da Ford Performance.
Segundo a marca, os semieixos e a suspensão também foram redesenhados para trabalhar com a enorme quantidade de energia do motor. Não há planos, por enquanto, do carro ser importando de forma oficial para o Brasil pelas mãos da Ford. Será preciso esperá-lo por meio de importadoras independentes...