Veja dicas e cuidados com o carro no inverno

Temporada de frio no Brasil chegou e vale a pena tomar algumas precauções para que seu veículo não deixe você na mão

  1. Home
  2. Dicas
  3. Veja dicas e cuidados com o carro no inverno
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Acredite, é importante ter cuidados com o carro no inverno, que começa oficialmente nesta terça (21). Cuidar da "saúde" do veículo é essencial - e se isso puder ser feito de maneira preventiva, melhor ainda.

Por conta disso, separamos algumas dicas básicas, recomendadas por engenheiros da SAE Brasil (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade), para que seu carro não sofra com a chegada da nova estação.

Cuidados com o carro no inverno em cinco dicas

1. Ar-condicionado

Não deixe de usar, mesmo que seja por alguns minutos. Normalmente associado ao verão e a épocas de temperaturas mais quentes, é importante que o conjunto mantenha o pleno funcionamento para evitar, por exemplo, o ressecamento de mangueiras e dutos, além de impedir que sujeira se acumule nos filtros.

E vale lembrar que o ar-condicionado não serve apenas para o conforto: o equipamento ajuda a desembaçar o para-brisa mais rapidamente, principalmente em dias de chuva e/ou neblina forte.

Ar Condicionado Automotivo
Ar-condicionado deixou de ser há muitos anos item de conforto e passou a ser equipamento de segurança
toggle button

2. Esquente o motor

Não, não queremos que você ligue o carro 15 minutos antes de sair para que "esquente" como na época dos motores alimentados por carburador. Nossa dica é, nos primeiros quilômetros, dirigir mais devagar e com mais cuidado e atenção, justamente para que o sistema de injeção faça seu trabalho (o de aquecer o combustível) com mais calma.

Injeção eletrônica
Injeção eletrônica de um carro a gasolina tem materiais que foram concebidos para esquentar o combustível
Crédito: Divulgação
toggle button

3. Fique de olho no líquido do radiador

Se você mora em regiões mais frias, como no sul do Brasil, não deixe de olhar o nível de líquido do sistema de arrefecimento do motor, o famoso "radiador". Apesar de este ser um produto que pode esquentar, ele tende a esfriar de acordo com a temperatura externa e também com o desuso do carro. Por isso, para estas regiões, normalmente o fabricante aconselha uso de um anticongelante.

Se for preciso, confira qual é o líquido de arrefecimento recomendado no manual e nivele você mesmo
Crédito: Reprodução
toggle button

4. Confira os limpadores

Sempre é uma boa hora de verificar o estado das palhetas dos limpadores do para-brisa - e também do vidro traseiro. No inverno, as peças têm mais propensão a ressecamento. Por conta disso, certifique-se de que elas estejam em bom estado e que o funcionamento esteja correto. Aliás, vale lembrar, essa é uma das coisas que podem ser feitas na garagem de casa.

Palheta do limpador de para-brisa ajuda a melhorar a visão do motorista
Crédito: iStock
toggle button

5. Cuidado extra com a bateria

No inverno, as baterias tendem a gastar muito mais energia - e, por consequência, trabalhar muito mais do que o convencional - para mantar a parte eletrônica do automóvel na ativa. Justamente por isso, evite deixar som, luz e outros equipamentos ligados quando o motor estiver desligado.

Bateria pode "morrer" muito mais rápido em épocas frias, por isso fique ligado e não a deixe trabalhar sozinha<span styles="font-size: 16px;"> </span>
Crédito: Reprodução
toggle button

Tags:Lista
Comentários