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7 carros que podem ter isenção de IPVA

Regras que desobriga o pagamento varia de estado para estado, e em alguns já ocorre a partir de 10 anos de fabricação

por Guilherme Silva

Comprar um carro isento do pagamento do IPVA (Imposto sobre Propriedade dos Veículos Automotores) pode ser uma alternativa para quem não quer ou não pode pagar o tributo cobrado anualmente pelos estados brasileiros. A isenção da taxa varia de acordo com a unidade federativa e a idade do veículo.

Modelos com mais de 15 anos de fabricação não pagam IPVA nos seguintes estados: Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe e Tocantins.
No estado de Mato Grosso, ficam isentos os carros com 18 anos ou mais, enquanto em Alagoas os modelos fabricados até 31 de dezembro de 2000 já não pagam mais o IPVA.
Já no Acre, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo, a obrigatoriedade do pagamento do IPVA termina quando o veículo atinge os 20 anos de fabricação. 
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Goiás, Rio Grande do Norte e Roraima deixam de cobrar o IPVA após 10 anos de fabricação do veículo. Já em Santa Catarina, a isenção é válida para os modelos produzidos até 1985.
Minas Gerais (que não cobra IPVA de veículos com placa preta, de coleção) e Pernambuco reduzem progressivamente o valor do imposto com o passar dos anos. Ou seja, não há isenção do pagamento do IPVA.

Estes carros já não pagam mais IPVA

Se você quer se livrar do IPVA, o WM1 fez uma lista que vai te interessar:  modelos que já não pagam mais o imposto na maioria dos estados brasileiros. Confira!

1 - Volkswagen Fox

Descontinuado em 2021 após 18 anos de produção, os primeiros Volkswagen Fox já não pagam mais IPVA nos estados que deixam de cobrar o imposto de veículos com até 15 anos de idade. O compacto, criado inicialmente para substituir o Gol, é uma opção para quem procura um carro com bom espaço interno e baixo consumo de combustível.
Durante a sua trajetória, o Fox teve diversas séries especiais - que incluem a versão aventureira CrossFox - que tinha adereços estéticos e equipamentos extras. A partir da linha 2010, é possível encontrar a versão Prime com motor 1.6 e até mesmo teto solar elétrico.

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2 - Fiat Doblò

Outro veterano que saiu de linha após 20 anos de produção, o Fiat Doblò já se enquadra na maioria dos estados que não cobram o imposto após 10, 15 ou 20 anos. O versátil furgão foi uma das vítimas da Fiat, que encerrou de uma só vez a produção do sedã Grand Siena e das versões com motor 1.8 de Argo, Cronos e Toro.
O Doblò tem espaço interno generoso para até sete ocupantes, de acordo com a versão, e ainda conta com a praticidade das portas deslizantes que dão acesso ao banco traseiro. O porta-malas acomoda até 750 litros de bagagem.
Já a versão Cargo, voltada ao uso comercial, é capaz de carregar 620 kg em seu compartimento de 3.200 litros de volume total.

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3 - Troller T4

Vítima do fechamento das fábricas da Ford no Brasil, o Troller T4 teve a sua produção encerrada em Horizonte (CE) no ano passado. A segunda geração do jipe era baseada em um chassi mais moderno e utilizava o motor 3.2 turbodiesel de 200 cv, o câmbio e o sistema de tração da picape Ford Ranger.
A Troller foi adquirida pela Ford em 2007, mas já produzia o T4 desde 1997. Os primeiros jipes da marca cearense já não pagam mais IPVA e podem ser encontrados com o motor AP 2.0 a gasolina de 114 cv da Volkswagen.
No entanto, o Troller T4 fez mais sucesso com as motorizações a diesel, mais robustas e adequadas para o uso off-road nas dunas do Nordeste e nas trilhas pelo Brasil.

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4 - Fiat Strada

Líder de vendas do segmento há mais de duas décadas - e carro mais vendido em 2021 no Brasil -, a Fiat Strada pode ser encontrada em diversas versões e anos de produção isentos de IPVA. Fabricada desde o final da década de 1990, a picapinha é sempre lembrada por sua robustez e vocação ao trabalho pesado.
E, justamente pelo fato de a Strada ser usada severamente na "lida", é difícil encontrar um exemplar mais antigo em bom estado de conservação. Mas, se considerarmos as qualidades da picape, vale a pena ter paciência na hora de procurar uma que esteja em boas condições de uso.

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5 - Honda Civic

O arquirrival do Toyota Corolla, pode ser encontrado em diversas versões, de diferentes gerações, que já não pagam mais IPVA. Nos estados que não cobram o imposto para modelos a partir de 10 ou 15 anos de fabricação, o famigerado New Civic (oitava geração) é uma opção de carro com desenho atraente, bem equipado, robusto e bom de guiar.
Os primeiros New Civic são de 2007, equipados com motor 1.8 a gasolina de 140 cv. A tecnologia bicombustível, para rodar com etanol, foi introduzida somente no ano seguinte.

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6 - Toyota Corolla

Um dos queridinhos do mercado de usados, o Toyota Corolla também não paga mais IPVA dos modelos de algumas gerações passadas. Na linha 2001, por exemplo, o sedã é movido pelo motor 1.8 a gasolina de 116 cv de potência, com opções de câmbio manual de cinco marchas e automático de quatro velocidades.
A geração seguinte - conhecida como "Brad Pitt" pelo fato de o ator norte-americano ter participado da propaganda do modelo na época - tem desenho mais elegante, mas ainda assim utiliza a mesma motorização 1.8 (que se tornaria flex em 2008).
E nem é preciso dizer que o Corolla é um dos carros mais elogiados pelos proprietários por ser confortável e robusto.

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7 - Honda Fit

Outro modelo sempre lembrado por quem procura um veículo usado, o Honda Fit bate na mesma tecla dos carros japoneses quando o assunto é robustez mecânica. No entanto, o monovolume tem a cabine espaçosa como principal virtude. O modelo é fabricado desde 2003, o que o credencia para ter isenção de IPVA em vários estados. A partir da segunda geração, lançada em 2008, o Fit ainda possui o sistema de rebatimento do banco traseiro, que aumenta a sua capacidade de carga.
Para a tristeza dos seus fãs, o Fit saiu de linha no Brasil após 18 anos, para dar lugar ao novo City hatchback, que será lançado até março.

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