Abeiva registra janeiro melhor do que o mesmo mês de 2008

Houve queda de vendas de dezembro de 2008 em relação a janeiro de 2009, mas melhoria em relação a janeiro de 2008 indica recuperação
  1. Home
  2. Bolso
  3. Abeiva registra janeiro melhor do que o mesmo mês de 2008
Gustavo Ruffo
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- O copo pode estar meio cheio ou meio vazio. É isso que os números de vendas atuais podem indicar, dependendo do enfoque que se quer ter da situação. Como acreditamos e desejamos uma rápida solução para a conjuntura atual, preferimos a visão de um copo meio cheio e, melhor do que isso, por encher. É assim que encaramos os números apresentados pela Abeiva em sua apresentação dos resultados de janeiro deste ano. Apesar de ter havido uma queda de 23,7% no número de emplacamentos em relação a dezembro do ano passado, as 1.909 unidades emplacadas no mês passado representam um crescimento de 34,15% em relação a janeiro de 2008 1.423 unidades. Se isso não for bom, não sabemos o que pode ser.

É evidente que o melhor dos mundos seria janeiro ter mantido o ritmo de vendas de dezembro, mas o fato de ele ser maior do que o verificado em janeiro do ano passado, que era tido como um excelente momento, não estamos tão ruim quanto poderia parecer.

Segundo Jörg Henning Dornbusch, presidente da Abeiva, a entidade, a exemplo da Anfavea, não fará previsões. “Se mantivermos o nível de vendas que conseguimos em 2008, 2009 será um ano fantástico”, disse ele na coletiva de imprensa. Considerando que janeiro de 2009 já foi melhor do que 2008, o governo nem precisa ajudar reduzindo o imposto de importação, ainda que a taxa atual seja absurdamente alta. Basta que o câmbio não atrapalhe e caia para um patamar de menos de R$ 2.

Mais vendidos

Entre os modelos mais vendidos, a Kia é a líder, o que não chega a surpreender pelo fato de ela ser a associada à Abeiva com mais concessionárias e carros mais em conta. O campeão é o Kia Sportage, com 520 unidades emplacadas, seguido por uma surpresa, a Dodge Journey, que teve 349 unidades indo para as mãos dos clientes.

Depois, novamente um produto da Kia, o caminhãozinho Bongo, com 198 unidades. Um novato no mercado, o Suzuki Grand Vitara, também registrou boas vendas e chegou a 150 unidades em janeiro. A Kia volta a emplacar seus produtos com o Sorento 135 unidades e a minivan Carens, presença cada vez mais constante nas ruas, com 133 unidades. Vende mais que o urbaninho Picanto, que teve 107 unidades comercializadas.

Siga a gente no Twitter! Novidades, segredos e muito mais: www.twitter.com/WebMotors

Gosta de carros de bom preço?

Então veja aqui no WebMotors a oferta dos modelos mais baratos do Brasil:

Fiat Mille

Ford Fiesta

VW Gol 1.0

Fiat Palio 1.0

Chevrolet Celta 1.0

Leia também:

Fiat e Chrysler unem forças para enfrentar novo cenário mundial

Anfavea aguarda posse de Obama para falar em perspectivas para 2009

Vendas 2008: Ano fecha com crescimento de 14,1%

Inflação do carro tem leve alta em novembro

Os 100 mais vendidos

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors