Embora tenham perdido algum espaço para os SUVs, os hatchbacks ainda têm seu valor. Especialmente como veículos de entrada, para quem procura pelo primeiro carro zero quilômetro e não quer desembolsar mais de R$ 80 mil por um utilitário esportivo. Para te dar uma ajuda, o WM1 mostra aqui nesta matéria quais são as versões mais baratas dos hatches compactos do mercado brasileiro.
Importante ressaltar que levamos em consideração preços praticados pelas montadoras no estado de São Paulo. De acordo com o modelo, pode haver oscilação para cima ou para baixo dos valores praticados em outras praças.
Além disso, não incluímos na lista o Toyota Etios, que saiu de linha em abril, mas entra no texto o Honda Fit. Explicamos: a carroceria do carro nipônico é um blend entre monovolume e hatchback. Por isso, o veículo marca presença por aqui. Dito isso, veja abaixo todos as versões mais baratas dos hatches compactos comercializados em nosso país.
Versão: Easy 1.0 Flex
Preço: R$ 44.371
Nesta configuração, o Mobi é empurrado por motor 1.0 que, quando abastecido com álcool, entrega 75 cv de potência e 9,9 kgf.m de torque. A transmissão do subcompacto é manual de cinco marchas.
Versão: 1.0 Flex
Preço: R$ 61.840
O Argo vem com motor 1.0 Firefly de 77 cv e 10,9 kgf.m no álcool. O câmbio é manual de cinco marchas. Seu porta-malas tem capacidade de 300 litros.
Versão: Attractive 1.0
Preço: R$ 57.995
Prestes a sair de linha, o Uno ainda é vendido em configuração única, a Attractive. Ela vem com motor 1.0 de 75 cv e 9,9 kgf.m e câmbio manual de cinco marchas.
Versão: Life
Preço: R$ 44.390
O “SUV dos compactos” tem preço sugerido de R$ 44.390 na configuração Life. O Kwid tem motor 1.0 tricilíndrico de 70 cv e 9,8 kgf.m. A transmissão é manual de cinco marchas.
Versão: Zen
Preço: R$ 68.090
A versão mais barata do Sandero é a Zen, que sai por R$ 68.090. Feito sobre a plataforma M0, o hatch vem com propulsor 1.0 12v SCe de 82 cv e 10,5 kgf.m no álcool. O câmbio do modelo é manual de cinco marchas.
Versão: MT
Preço: R$ 63.430
Carro mais vendido do Brasil no ano passado, o Onix tem versão de entrada comercializada por R$ 63.430. A configuração já vem com seis airbags e controle eletrônico de estabilidade e tração. O motor é 1.0 de até 82 cv e a transmissão é manual de seis marchas.
Versão: Black
Preço: R$ 59.460
O Joy nada mais é que o velho Onix. Ele não deve durar muito ainda no mercado, mas, por ora, é vendido na versão Black. O motor é o 1.0 de até 80 cv e 9,8 kgf.m. O câmbio é manual de seis marchas.
Versão: Sense
Preço: R$ 61.290
A Sense, versão de entrada do HB20, foi recentemente testada pela Webmotors. Ele tem motor 1.0 de até 80 cv e 10,2 kgf.m de torque aliado a câmbio manual de cinco marchas.
Versão: 1.0
Preço: R$ 60.260
Sim, você não está equivocado. O veterano Gol já passa dos R$ 60 mil. Se ficou mais caro com o tempo, o conjunto mecânico segue datado. O motor é o EA211, 1.0 de até 84 cv, e a transmissão é manual de cinco marchas.
Versão: 1.0 MPI
Preço: R$ 66.120
Dos hatches compactos que atualmente fazem parte do portfólio da VW no Brasil, o Polo é o que tem os preços mais salgados. Na versão de entrada, o modelo vem com motor 1.0 MPI de até 84 cv e 10,4 kgf.m, que casa com câmbio manual de cinco marchas.
Versão: Connect
Preço: R$ 62.340
Ao que tudo indica, o Fox deve sair de linha até o fim deste ano. Vendido na configuração Connect, sai por R$ 62.340. O modelo é o primeiro da nossa lista de versões mais baratas dos hatches compactos que vem com motor 1.6. Este entrega potência máxima de 104 cv e torque de até 15,6 kgf.m. O câmbio é manual de cinco marchas.
Versão: XL Live
Preço: R$ 80.890
O Toyota Yaris XL Live vem equipado com motor de código 1NR-FBE, 1.3 de até 101 cv e 12,9 kgf.m. A transmissão, nesta configuração de entrada do hatchback nipônico, é manual de seis marchas. O modelo é o primeiro da nossa lista a passar da casa dos R$ 80 mil.
Versão: Like MT
Preço: R$ 69.090
As versões de topo da nova geração do 208 são cheias de tecnologia embarcada. No entanto, a configuração mais espartana do hatch compacto da Peugeot, Like MT, deixa a desejar nesse aspecto. O motor, contudo, é o mesmo: 1.6 de 118 cv. A transmissão, porém, não é automática, mas sim manual de cinco marchas.
Versão: R.255
Preço: R$ 84.990
Muita gente se esquece do Kia Rio. Pois bem. Ele continua a ser vendido pelo Grupo Gandini, que representa a marca coreana no Brasil, em única versão. Com boa lista de equipamentos, o hatch compacto da Kia vem com motor 1.6 de até 130 cv e câmbio automático de seis velocidades. No entanto, é o que tem a opção mais cara de entrada entre todos os veículos listados.
Versão: DX
Preço: R$ 75.100
Com carroceria que é um blend entre monovolume e hatchback, o Fit tem excelente proposta. É um veículo feito para a família, com ótimo espaço interno e boa lista de equipamentos. Todavia, o modelo já foi fustigado pelo tempo. Por isso, a Honda o substituirá em breve pelo City hatch.
Na configuração de entrada, DX, o Fit vem com motor 1.5 16V SOHC i-VTEC de potência máxima de 116 cv. A transmissão é manual de cinco marchas, ao contrário das versões de topo, que vêm com câmbio automático do tipo CVT.