Carnaval 2012: Vendas são as piores dos últimos 13 meses

Nos dois primeiros meses de 2012 foram vendidas 42 unidades a menos do que no mesmo período do ano passado
  1. Home
  2. Bolso
  3. Carnaval 2012: Vendas são as piores dos últimos 13 meses
Auto Informe
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- O Carnaval teve um impacto importante nas vendas de carros e comerciais leves em fevereiro, pois paralisou os negócios na segunda 20 e quarta 22. Apesar disso, não dá pra responsabilizar apenas o Rei Momo pelo pior resultado do setor nos últimos 13 meses.
Afinal, as vendas continuaram baixas mesmo depois da Quarta feira de Cinzas. Nesta semana as vendas diárias foram baixas em comparação com o mesmo período de meses anteriores.

Normalmente o mercado aquece no fim do mês, por causa dos incentivos das empresas junto à rede, com o objetivo de fechar o período em alta e melhorar o posicionamento no ranking de marcas. Mas em fevereiro não houve corrida às revendas.

Na segunda feira foram vendidas 13.284 unidades, na terça 11.653 e ontem, último dia do mês, apenas 13.868. Números baixos se comparados com os dos meses anteriores, quando nos últimos dias do mês as vendas chegaram a 20, 30 mil unidades.

Foram vendidas em fevereiro 235.916 carros e comerciais leves, conforme números do Renavam, 22,9 mil e 8,85% a menos do que em fevereiro do ano passado. As vendas caíram também em relação a janeiro, fato inédito, pois fevereiro sempre vende mais, mesmo com Carnaval.

Em janeiro foram vendidas 252.203 unidades, 6,65% a mais do que no mês passado.

O resultado é que não houve crescimento no acumulado do ano. Nos dois primeiros meses de 2012 foram vendidas 42 unidades a menos do que no mesmo período do ano passado, queda de 0,01%.

É um número insignificante? Sim, é, mas, com exceção dos janeiros em relação aos dezembros, vender menos do que o mês anterior é fato inédito.

O que conforta o setor é que as vendas diárias cresceram. Foram negociados em fevereiro 11.796 carros e comerciais leves por dia, 2,9% a mais do que em janeiro. Isso considerando os dois dias mortos - 20 e 22 - como dias úteis. Resumo: foi um mês ruim, mas que não indica queda nos negócios do setor.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors