Cuidar bem da saúde dos pneus de seu carro pode fazer você economizar uma grana - e em tempos atuais, salvar um dinheiro é uma ótima ideia, certo? Então, que tal dicas para conservar os pneus?
Abaixo, vamos listar cinco macetes para você cuidar melhor dos pneus do seu carro e fazer com que esse hábito reflita no seu bolso. Tem mais ideias ou sugestões? Deixe no campo de comentários!
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Não troque os pneus que vêm de fábrica por outros que não sejam os originais ou indicados para o carro. Quando a montadora projeta um automóvel, ela faz os cálculos para chegar à conclusão sobre quais são as peças ideais para o modelo - e isso vale para todos os componentes, inclusive os pneus.
Muitas pessoas consideram somente as medidas na hora de trocar o pneu, mas se esquecem de optar pela mesma marca. Não faça isso. Afinal, o pneu usado pelo fabricante será a mais eficiente e vai durar mais tempo. Isso significa melhor custo-benefício e, consequentemente, dinheiro salvo.
Calibrar os pneus é importante, tanto pela conservação da borracha, quanto pela economia de combustível, além de interferir diretamente na dirigibilidade do carro.
Afinal, pneus com a pressão incorreta tornam o veículo mais instável. Ajuste-os corretamente e não se esqueça do estepe - já falamos também por aqui sobre esse processo de calibragem.
Para calibrar os pneus, verifique qual é a pressão recomendada pelo fabricante (no manual ou em uma etiqueta na coluna central do veículo, quando houver).
Dá para fazer o trampo no posto ou com um calibrador de ar próprio. Mas fique atento: encher o pneu mais que o recomendado desgasta mais o centro da banda de rodagem; encher menos acaba com os lados do pneu.
Uma das dicas para conservar os pneus é fazer um rodízio - pode ser a cada 10 mil quilômetros ou quando for recomendado pelo próprio fabricante ou por um borracheiro.
O procedimento deve ser realizado para que a borracha se desgaste uniformemente, de modo a evitar que você tenha pneus em diferentes condições nos dois eixos do carro.
É simples: troque os pneus dianteiros pelos traseiros e respeite os lados (dianteiro direito com o traseiro direito e dianteiro esquerdo com o traseiro esquerdo).
Gastar os pneus de modo uniforme e por igual ajuda a aumentar a vida útil da peça, portanto você economiza uma grana por, pelo menos, mais algum tempo.
Além do rodízio, o alinhamento é uma das mais importantes dicas para conservar os pneus. O serviço deve ser feito regularmente - de preferência, também a cada 10 mil quilômetros.
O serviço mantém as quatro rodas alinhadas e impede que o pneu se arraste e desgaste mais rapidamente, o que ajuda a preservar o componente.
Como saber se os pneus do carro estão desalinhados? Simples: o volante costuma "puxar" para um dos lados.
Acelerar demais para "cantar" pneu, frear de modo brusco e fazer curvas mais nervosas são modos de acabar com a vida útil dos pneus.
Portanto, a melhor maneira de salvar uma grana e conservar a borracha é dirigir com calma e cuidado. Se for possível, antecipe freadas e procure ganhar velocidade aos poucos, sem pressa. Seu bolso agradece.



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