Coisas de motorista inteligente

Sem mistério: veja como colocar em prática atitudes para uma direção sustentável
  1. Home
  2. Bolso
  3. Coisas de motorista inteligente
Adriana Bernardino
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Quatro bilhões e seiscentos milhões de anos é a idade da Terra. Se ela fosse uma mulher, teria, aproximadamente, 48 anos – três a menos que a Madonna – e manifestaria os primeiros organismos celulares aos 11 anos de idade. Só aos 40 anos, começariam a aparecer os animais. E, aos 45, aquele que iria dominar todos os outros: os dinossauros. A civilização humana teria nascido há apenas duas horas.

Apesar do pouco tempo, já fizemos estragos suficientes para ameaçar toda à vida no planeta. Por isso, hoje, em que se comemora em todo o mundo o Dia do Meio Ambiente, somos, com mais ênfase, convidados a substituir hábitos nocivos por atitudes sustentáveis, como o uso responsável do automóvel.

Em 50 formas inteligente de preservar o planeta – Como Viajar sem Prejudicar o Meio Ambiente Publifolha, há soluções simples para isso. De acordo com a autora, Siân Berry, candidata à prefeitura de Londres em 2008 e uma das fundadoras do movimento Aliança Contra os Jipões Urbanos, “usando mais discernimento em relação a quando e para onde nos deslocamos, já podemos fazer muito para reduzir nossa pegada ou emissão de carbono. Compartilhando caronas e trajetos, podemos conseguir outro tanto e diminuir o número de percursos que faremos”.

Carona: é hora de essa ideia pegar

Atualmente, 64% dos automóveis da cidade de São Paulo andam apenas com seus motoristas, de acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego. Para a psicóloga Neuza Corassa, pesquisadora do comportamento humano no trânsito, isso acontece porque “as pessoas saem de casa e entram no carro como se não tivessem despertado para o espaço coletivo”.

Na contramão desta tendência, entretanto, exemplos de atitudes responsáveis começam a ganhar apoio, como o que está sendo dado pela Escola Internacional de Alphaville, em São Paulo. Atendendo à sugestão de um pai de aluno, a coordenação resolveu adotar a carona voluntária, com previsão para começar no segundo semestre deste ano.

Com isso, os organizadores esperam diminuir os efeitos de poluição da região, melhorar o tráfego nas proximidades da escola, além de manter uma integração entre as famílias e até ajudar algumas que tem dificuldades de levar e buscar seus filhos diariamente a escola. Até o momento, a Escola tem, aproximadamente, 5% de adesão.

“Não estamos contando alunos que usam o transporte da escola, um facilitador para muitos pais. Contudo, considerando a facilidade para locomoção em Alphaville e a disponibilidade das mães, pais e motoristas, este número é bem significativo. Os moradores dos condomínios mais distantes são os que mais aderiram ao programa”, diz Norma Ragghianti Viscardi, diretora pedagógica.

A divulgação da carona está sendo feita, inicialmente, através de circular em agenda e por e-mail aos pais. “Agora estamos na segunda fase, dividindo e divulgando internamente aos alunos através das coordenações de áreas e dos professores. A terceira fase envolverá faixas na entrada da escola e explicações gerais a todos”, revela Viscardi.

5 formas inteligentes

Das 50 formas inteligentes propostas por Siân Berry, reproduzimos 5 que você pode começar a praticar desde já:

1 – Se você precisa apenas de um carro que o leve de A a B, existe uma infinidade de pequenos modelos bem produzidos que utilizam gasolina ou álcool, mas cuja eficiência em termos de combustível equivale à dos híbridos – que infelizmente ainda não estão disponíveis no Brasil.

2 – O motor do seu carro trabalha de forma mais eficiente quando está girando entre 1.500 e 2.500 rotações por minuto RPM. O mostrador no painel vai indicar as RPM, e ele poderá chegar a 4.000 ou mais se você estiver na marcha errada. Mude de marchar suavemente quando a contagem das RPM chegar a cerca de 2.500 2.000 para veículos a diesel: você perceberá uma grande diferença na eficiência do combustível.

3 – Para utilização na cidade, as lambretas são a opção mais ecológica, uma vez que geralmente têm motores menores. Você não precisa de roupas especiais como aquelas de dirigir moto e pode até usar saia, se quiser.

4 – Faça reuniões virtuais. As viagens de negócios aumentam muito as nossas emissões de carbono. Cerca de um quinto dos quilômetros rodados nas viagens de longa distância refere-se a esse tipo de percurso.

5 – Na hora de escolher seu meio de transporte, tenha mente os gramas de dióxido de carbono por passageiro por quilômetro rodado:

Ônibus de turismo lotado: 9 g
Carro médio 4 pessoas: 42 g
Trem elétrico: 51 g
Trem a diesel: 69 g
Carro médio: 1 pessoa 169 g
Avião ocupação média: 230-510g

Não faltam opções para ter uma vida sustentável. Informe-se sobre como aplicar, cada vez mais, atitudes ecológicas em seu dia-a-dia.

_________________________
50 formas inteligente de preservar o planeta – Como Viajar sem Prejudicar o Meio Ambiente
Siân Berry
Publifolha

__________________________
Confira reportagens e dicas para ser um motorista legal com o seu planeta

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors