Combustível influencia desvalorização

Depreciação varia de acordo com o que vai no tanque
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Marcelo Monegato
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O tipo de combustível pode atuar diretamente na taxa de desvalorização do veículo. De acordo com levantamento realizado pelo Índice WebMotors, os modelos que funcionam exclusivamente com gasolina são os que mais perdem valor de mercado, com depreciação média de 8,1%.

Tal número está diretamente ligado ao fato de o Brasil ser um mercado dominado pelos veículos bicombustíveis – aqueles que funcionam tanto com etanol quanto com gasolina. E por conta deste comportamento do consumidor, os carros flex apresentam uma das menores desvalorizações: 6,5%, em média.

Isso não significa, porém, que ser bicombustível garanta uma menor depreciação. O Citroën Aircross 1.6 16V Flex, ano/modelo 2013, com câmbio manual, por exemplo, desvalorizou 19,1%, segundo o Índice WebMotors. Em 2013, o veículo era comercializado por R$ 60.575, mas neste ano seu preço (médio) passou para R$ 49.012.

No entanto, os modelos que ‘bebem’ dois tipos de combustível não são os que menos perdem valor de mercado, mas sim os autos que funcionam apenas com álcool – que são cada vez mais raros. Estes veículos têm 6,1% de desvalorização.

Os modelos a diesel (picapes, utilitários esportivos e crossovers) sofrem depreciação do valor similar aos dos bicombustíveis, com retração de 6,9%.

Importante destacar que, por não apresentarem amostragem suficiente para comparação, os automóveis híbridos, elétricos ou tetrafuel não participaram do levantamento.

Índice WebMotors

Para a elaboração da análise da desvalorização por carroceria, o Índice WebMotors utilizou informações coletadas em seu banco de dados. Foram usados como parâmetro os veículos com no mínimo cinco anúncios. Além de excluídos os modelos com valores considerados muito acima ou abaixo do padrão, blindados e com modificações. O levantamento foi baseado nos tipos de combustíveis e todos as comparações foram feitas com exatamente os mesmos modelos, marcas e versões.

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