Logo WM1

O canal de notícias da Webmotors

Limpar buscar

Custo Efetivo Total

Custo Efetivo Total esclarece todas as taxas ao consumidor
  1. Home
  2. Bolso
  3. Custo Efetivo Total
Rodrigo Samy
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Agora, na hora de financiar um automóvel, o consumidor tem acesso ao CET Custo Efetivo Total, que discrimina item a item todos os custos da operação. Assim, com clareza e transparência, o cliente tem acesso a informações como: tributos, despesas, seguro e tarifa, além do valor do empréstimo e o montante financiado.

O consumidor já toma ciência do CET antes da contratação do crédito ou do arrendamento mercantil, facilitando a escolha da proposta que melhor lhe atende, já que as informações são padronizadas para todas as instituições financeiras.

O momento da contratação em si também apresenta mudança. Pela nova regra, o consumidor deve ser informado sobre uma única taxa, que contém todos os custos do CET mais o montante financiado. Todas as regras são regulamentadas pela Resolução 3.517/07 do Banco Central do Brasil, o BACEN.

Cálculo do CET?

O CET é calculado considerando-se os fluxos referentes às liberações e aos pagamentos previstos, incluindo a taxa de juros, tarifas, tributos, seguros e outras despesas, inclusive as relativas ao pagamento de serviços de terceiros. Confira:

• Taxa de juros da operação de crédito;
• Taxa Interna de Retorno, no caso de operação de arrendamento mercantil financeiro leasing;
• Tributos que incidem na operação;
• Tarifas;
• Seguros, se houver.

CET na prática

Líder de financiamento de automóveis no Brasil, a Aymoré Financiamentos informou que faz todos os esclarecimentos sobre Custo Efetivo Total em sua Central de Relacionamento mais informações. A empresa utiliza o CET nos seguintes produtos: CDC – Crédito Direto ao Consumidor Financiamentos, Arrendamento Mercantil Financeiro Leasing; Crédito Pessoal com Garantia; Linha de Crédito; Carro em Dia e FinAuto entre Particulares.

_______________________
Veja também:

Encontre aqui um veículo novo ou seminovo

Saiba quanto vale o veículo que você quer comprar ou vender

Encontre uma oficina de confiança

Dicas WebMotors de compra on-line

Venda seu veículo

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors