Desafio é produzir célula de combustível em massa

Sistema precisar custar cinco vezes mais barato para ser viável comercialmente, segundo especialista
  1. Home
  2. Bolso
  3. Desafio é produzir célula de combustível em massa
Auto Informe
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Quantas inovações a indústria precisa promover para ter condições de colocar no mercado os motores a célula de combustível? Necessita de muitas, e o processo será demorado, segundo Nancy Lee Gioia, diretora de Tecnologias de Mobilidade Sustentável de Veículos Híbridos da Ford. A engenheira esteve ontem 28 no SIMEA Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva.
Segundo a executiva, o custo de produção de propulsores com essa tecnologia tem de ser cinco vezes menor do que hoje, para as montadoras poderem colocá-los em carros de linha.
Além disso, esses motores precisam ter melhor desempenho e funcionar bem em qualquer condição climática. Como eles produzem água, nas regiões com temperaturas abaixo de zero, é preciso criar recursos para evitar o congelamento.

Com todas essas barreiras, Nancy prefere não fazer nenhum prognóstico sobre quando a tecnologia vai estar pronta para ser colocada em todos os tipos de veículo. “Ficamos dez décadas construindo as melhores condições para termos carros a gasolina”, disse. “Agora até conseguirmos produzir em massa a célula de combustível, temos de percorrer um longo caminho.”

A engenheira pediu a colaboração dos governos de todos os países no incentivo do uso da célula. Para ela, isso é imprescindível, pois os combustíveis utilizados atualmente vão continuar provocando o aquecimento global e a degradação do meio ambiente. “É necessário fazer algo rápido, pois a população vai crescer e precisar de mais carros, o petróleo uma hora vai acabar e o preço das commodities vai continuar subindo”, alertou.

O SIMEA é organizado pela AEA Associação Brasileira de Engenharia Automotiva e reúne profissionais do Brasil e do exterior, que discutem sobre o futuro da indústria automobilística. O simpósio começou ontem, com debates sobre motorização, combustíveis e emissões. O evento continua hoje, na Fecomércio, em São Paulo.

________________________________

Quer receber nossa newsletter e boletins de manutenção de seu carro? Então se cadastre na Agenda do Carro clicando aqui e receba boletins quinzenais com as notícias mais quentes!


_______________________________
E-mail: Comente esta matéria

Envie essa matéria para uma amigoa



Leia também

Célula de combustível será realidade em 2015

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors