Empresa alemã assumirá um terço do controle e 18,7% do capital

VW compra ações da Scania por US$ 1,62 bi
  1. Home
  2. Bolso
  3. Empresa alemã assumirá um terço do controle e 18,7% do capital
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Após a compra de 34% da Mitsubishi pela empresa DaimlerCrysler, agora foi a vez da Volkswagen anunciar a aquisição de ações da Scania, empresa com a qual mantém uma parceria para venda de seus produtos no mercado sueco há 50 anos.

No anúncio feito ontem 27/03, a montadora alemã comprará 37,4 milhões de ações classe A da Scania, que pertenciam ao grupo Investor AB. Com a transação, a Volks passa a controlar 34% dos votos e 18,7% do capital social da montadora sueca.

O interesse da Volkswagen partiu depois que órgãos reguladores do mercado europeu impediram que a Volvo detentora de um terço dos direitos de votos da Scania assumisse o controle total da companhia. O veto ocorreu porque a empresa assumiria uma posição de domínio no mercado sueco e na Grã Bretanha — a Volvo é a segunda maior fabricante de veículos pesados do mundo.

Para o Brasil — único país onde a Volkswagen produz caminhões, na fábrica de Resende RJ — a decisão resultará numa redução de custos por meio de compra conjunta de matérias-primas e componentes, segundo informou o presidente da Scania Latin América, Jorna Halonen.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors