Todo o início de mês, a Fenabrave, associação que representa as concessionárias de todo o país, divulga relatório com os números de vendas dos veículos 0 km, com os dados divididos por categoria. Temos em mãos os recém-anunciados resultados de maio de 2021. E há surpresas: o Fiat Argo vendeu mais que Strada e Mobi, os mais comercializados no mês anterior, e que o Chevrolet Onix, líder de 2015 a 2020.
No ranking geral, o Argo foi seguido justamente pelos companheiros de marca Strada e Mobi, e um pouco mais atrás aparece o Jeep Renegade. Assim, o Grupo Stellantis, dona das marcas Fiat e Jeep, entre outras, forma o quarteto de primeiros colocados em vendas no mês de maio.
Abaixo, WM1 segue a tradição de todo mês e aponta quem foram os líderes das cinco principais categorias do mercado: hatches, sedãs, SUVs, picapes e esportivos.
O surpreendente modelo da Fiat terminou o mês passado com a primeiríssima colocação do segmento de hatches. Foram 10.929 unidades emplacadas, muitas à frente do segundo colocado, o Fiat Mobi, que teve 7.443 licenciamentos.
A terceira posição entre hatches este mês ficou com o Hyundai HB20, que teve 7.290 emplacamentos. O Chevrolet Onix, líder do mercado nacional desde 2015, e até 2020 absoluto na categoria, terminou abril na sexta colocação, com 3.820 unidades, e foi ultrapassado também por Volkswagen Gol (6.795) e Renault Kwid (4.852). No acumulado do ano, no entanto, o Onix ainda é líder.
Pela primeira vez desde que foi lançado, o Toyota Corolla terminou um mês como primeiro colocado entre os sedãs mais vendidos do Brasil - à frente do Chevrolet Onix Plus, o líder no acumulado do ano e modelo mais emplacado da categoria desde que foi apresentado, no final de 2019. Foram 3.790 unidades do três-volumes da marca japonesa em maio, segundo a Fenabrave.
Na sequência, o segundo colocado foi justamente o Onix Plus, que emplacou 3.367 unidades no mês passado; e o terceiro foi o Volkswagen Voyage, com 2.850 registros, de acordo com o relatório oficial.
O Jeep Renegade mostrou mais uma vez em maio que quer voltar a ser o SUV mais vendido do Brasil, como ocorreu em 2019 - embora tenha perdido o posto para o Volkswagen T-Cross ao longo de 2020. Foram 7.361 emplacamentos no mês passado, seguido pelo Hyundai Creta, que teve 6.983 unidades emplacadas, e pelo "irmão" Compass, com 6.135 registros, em terceiro.
Na sequência vemos o Volkswagen T-Cross em quarto, com 5.486 licenciamentos, e Chevrolet Tracker em quinto, com 4.718 veículos emplacados em maio. No acumulado do ano, a ordem é Renegade, Creta, Compass, Tracker e T-Cross.
No segmento em que a FCA (Fiat Chrysler Automóveis), agora do conglomerado Stellantis, "domina", nada mudou mais uma vez em maio (de novo): Fiat Strada líder com folga, com 9.918 emplacamentos - e assim a Fiat fica à frente em duas categorias, já que o Argo levou o posto entre os hatches este mês.
Já a Fiat Toro (com 3.942 unidades) ficou em segundo - e forma, assim, mais uma vez, a dobradinha com a Strada na categoria, como ocorreu em vários meses de 2020 e deste ano. A Toyota Hilux foi a terceira de novo, com 3.132 licenciamentos, seguida por VW Saveiro, que teve 2.457 vendas registradas.
O Porsche 911 vendeu mais incríveis 128 unidades em maio e reforçou a liderança do segmento no geral - para mostrar que pretende, mais uma vez, dominar a categoria no mercado brasileiro, como fez em 2020. O número no acumulado do 911 já subiu para 533 - lembre-se que falamos de um carro que custa "iniciais" R$ 689 mil na tabela, mas tem sido vendido por valores ainda mais altos.
O Ford Mustang, que se renovou para a linha 2021, ganhou uma nova versão e ficou ainda mais completo, emplacou 89 unidades e reassumiu a segunda colocação no acumulado do ano. São 215 unidades no geral, agora à frente do Porsche Taycan, quarto colocado em maio com 17 carros nos registros e que já soma 187 registros este ano. O terceiro no mês passado foi o BMW Z4, com 45.
É importante a gente sempre destacar que nessa categoria leva-se em conta somente modelos naturalmente "nascidos" esportivos. Não são considerados, por exemplo, versões esportivas de carros que já existiam antes, como BMW M3, Renault Sandero RS ou Audi RS6, entre outros.



Email enviado com sucesso!