Fiat Palio lidera vendas em junho

Modelo está à frente do Volkswagen Gol
  1. Home
  2. Bolso
  3. Fiat Palio lidera vendas em junho
Auto Informe
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

IMAGE

O resultado de vendas da primeira quinzena de junho mostra que a Copa, pelo menos até agora, não afetou o mercado. Com 124.458 unidades no período, as vendas diárias chegaram a 13.829 mil carros, melhor do que a registrada em maio.

Resta saber se o bom ritmo de vendas vai permanecer na segunda quinzena, quando teremos mais feriados. Na verdade, nem a Anfavea (a associação dos fabricantes) sabe quantos dias úteis de vendas junho terá. Só após o fechamento do mês é que será possível saber se os dias de jogos do Brasil serão ou não considerados como dias úteis. No dia da abertura da Copa, quinta-feira passada (12), com São Paulo parada, o Renavam registrou 6.850 carros vendidos no País, metade da média de vendas.

Na segunda quinzena haverá mais dois jogos da Seleção: nesta terça-feira em Fortaleza (Brasil x México) e dia 23 em Brasília (Brasil x Camarões). Em Brasília será decretado ponto facultativo e em Fortaleza será feriado. Em volume de vendas essas praças não representam muito: Brasília vende 4% do volume total e Fortaleza 2%. Mas os dias de jogos da Seleção afetam todo o mercado porque, pelo menos nos 90 minutos, as vendas caem a zero.

Embora o ranking por marca não tenha sido alterado, observa-se uma queda de vendas da Fiat e o crescimento da GM. As duas estão praticamente empatadas com pouco menos de 20% das vendas: a Fiat vendeu 24.872 unidades na quinzena, o que representa 19,99% de participação e a GM ficou com 19,70% (24.519 unidades).

Quinta colocada, a Hyundai se distanciou da Toyota e da Renault na primeira quinzena de junho, vendeu 9.630 unidades e ficou com 7,74%, graças principalmente às boas vendas do HB20 hatch, sexto colocado com 4.720 unidades na quinzena. A Toyota, sexta colocada, ficou com 5,98% (7.439 unidades) e a Renault caiu para o sétimo lugar, com 7.398 unidades e 5,94% de participação, por causa principalmente da queda das vendas do Sandero, que está em fim de linha: o modelo novo será lançado dia 30 deste mês.

Honda, Nissan e Citroën completam a lista das dez marcas mais vendidas na quinzena.

No ranking por modelo o Palio fechou a quinzena na frente do Gol: vendeu 6,6 mil unidades, contra 6,2 mil do carro da Volkswagen. A diferença é grande; se não houver uma “reação” da Volkswagen na segunda quinzena (do tipo a venda um grande lote para um frotista), o Gol poderá perder a posição de líder mais uma vez este ano (já perdeu para a Strada em fevereiro).

Por sua vez, o Onix, em terceiro, passou a Strada, quarta colocada e o Fiesta permanece em quinto. HB20, Siena, Prisma, Fox e Uno fecham o ranking dos dez carros mais vendidos na primeira quinzena de junho.

 

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors