Flex param de crescer

Veículos flexíveis em combustível tiveram queda no mix de vendas nos últimos dois meses.
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- A participação de mercado dos carros e comerciais leves flexíveis em combustível parou de aumentar. No mês passado, os flex representaram 76,3% de todos os 155.421 veículos emplacados, de acordo com dados da Fenabrave Fcaptionação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores.

O mês anterior já tinha sido de pequena queda nas vendas dos flex. Na ocasião, o percentual chegou a 76,8%, um pouco menor do que em março, quando o número havia ficado em 77,6%.

Segundo Sérgio Reze, presidente da entidade, esse é um movimento normal do mercado. Isso porque o grande crescimento da participação dos flexíveis “aconteceu por conta da frota enorme de carros a álcool ou a gasolina que teve de ser substituída”.

Além disso, nem todos os veículos produzidos no Brasil têm uma versão flex, principalmente quando se trata de comerciais leves, que usam muito o diesel. De acordo com Sérgio, seria comum, portanto, a estabilização do número de carros comercializados a cada mês com essa opção de motor.

Para o dirigente, as vendas de flexíveis ainda devem crescer pouco mais de 5%, até atingirem um equilíbrio em relação ao número de veículos movidos somente a álcool, gasolina ou diesel.

Biodiesel

Sérgio Reze acredita que, quando o Brasil tiver biodiesel disponível em larga escala, este combustível poderá ser utilizado em carros, e não apenas em caminhões e utilitários.

Três refinarias da Petrobras vão começar a produzir biodiesel de alta qualidade ainda neste mês, mas o projeto será experimental. A matéria-prima utilizada será o óleo vegetal.

Na Europa, carros de passeio podem ter motor a diesel. Já no mercado brasileiro, além de o combustível tem um nível elevado de enxofre e, por isso, não atender a todas as exigências ambientais, ele também é proibido para uso em carros de passeio devido à política nacional de transportes, majoritariamente rodoviária.
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