Futuros modelos serão "vacinados" contra panes eletrônicas

Carro à prova de bug
  1. Home
  2. Bolso
  3. Futuros modelos serão "vacinados" contra panes eletrônicas
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Fica fácil de perceber a interferência nas ondas do rádio, principalmente nas estações da AM, quando se passa embaixo dos corredores dos ônibus elétricos ou quando se fala ao celular. Pois não é apenas o rádio que sofre com as interferências. O sistema eletrônico do seu automóvel também. Nos casos mais graves, a interferência pode até dar um “tilt” no seu carro, causando panes no airbag e no ABS.

Para evitar esse risco, as montadoras já testam antídotos para serem incorporados nos novos modelos. A Audi, por exemplo, criou o EMC Centro para Compatibilidade Eletromagnética — um sistema que testa a imunidade à interferência externa de equipamentos com fio microprocessadores, motores elétricos e instrumentos digitais.

Para que os testes sejam possíveis, foi criado um imenso salão — que mais parece um cenário de ficção científica — cercado de cones de absorção e paredes cobertas de isolantes acústicos para evitar ecos. Ao mesmo tempo, gigantescas antenas colocadas no teto são direcionadas às peças para testar a imunidade. O sistema ainda permite a simulação de velocidades até 250 km/h, para simulação de uso extremo.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors