Todo evento de lançamento de carro é assim: a marca reserva todas a atenção para a versão de topo e relega a um papel de coadjuvante as configurações mais baratas. Não foi diferente com o Geely EX2 Pro. Havia apenas um exemplar do carro de entrada na frota do test-drive.
Com preço de tabela de R$ 123.800, o EX2 Pro é R$ 13 mil mais barato que o topo de linha EX2 Max. Pode parecer uma diferença pequena. Mas foi o suficiente para colocar o hatch compacto da Geely entre os três carros elétricos mais baratos do nosso mercado. Perde apenas para os subcompactos Renault Kwid E-Tech (R$ 99.990) e BYD Dolphin Mini (R$ 119.990).
Mas qual é o segredo do EX2 Pro para custar menos? É aquela receita básica de visual mais simples e lista de equipamentos menos recheada.
Por fora, rodas de 15 polegadas com calotas plásticas - daquele tipo que imita as rodas de liga - substituem as peças de 16 polegadas do Max. Ficam de fora também o teto na cor preta e os frisos cromados nas janelas laterais.
Já por dentro, além da ausência do carregador de celular por indução, o banco do motorista não tem ajustes elétricos e sai de cena também a decoração luminosa em LED no painel e nas laterais de porta.
Ah, e o pacote ADAS, com frenagem automática de emergência, controlador adaptativo de velocidade e alerta de saída de faixa, também não está nessa versão de entrada.
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Apesar das economias, o Geely EX2 Pro ainda lembra bastante o topo de linha na qualidade do acabamento e no visual da cabine.
Aliás, o EX2 Pro pode até parecer mais simples. Mas está longe de ser basicão, já que tem uma lista de itens de série que inclui aquele pacote dignidade que todo mundo busca em um zero-quilômetro. E também um algo a mais.
A relação inclui ar-condicionado com saídas de ventilação para o banco traseiro, bancos com revestimento em couro, quadro de instrumentos de 8,8 polegadas, multimídia de 14,9 polegadas, faróis de LED com acionamento automático, seis airbags e seletor de modos de condução.
O Geely EX2 Pro é equipado com o mesmo conjunto mecânico do EX2 Max: motor elétrico traseiro de 116 cv de potência e 15,3 kgfm de torque. Acelera de zero a 100 km/h em 10,2 segundos e atinge 140 km/h de velocidade máxima.
É um arranjo visto normalmente apenas em elétricos com motores mais potentes. Assim como o conjunto de suspensão, do tipo Mcpherson na dianteira e multilink na traseira.
Esse conjunto mecânico entrega bom desempenho para um elétrico de entrada, além de um comportamento dinâmico que lembra mais o de um compacto nacional a combustão que o de um automóvel chinês a bateria. Isso tudo graças, também, à combinação de direção bem direta com uma suspensão bem equilibrada entre maciez e dinâmica.
Equipado com uma bateria de 39,4 kWh, o Geely EX2 pode rodar até 289 quilômetros (ciclo PBEV) com uma carga de bateria. Uma boa marca para um elétrico de entrada.
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