Mercado ganha 67 carros em agosto

  1. Home
  2. Bolso
  3. Mercado ganha 67 carros em agosto
Auto Informe
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Agosto foi o mês mais agitado para o mercado automobilístico até agora. Nada menos que 67 carros foram incluídos nos catálogos de ofertas das montadoras, entre novos modelos, novas versões, novas configurações de acabamento e motorização. O número é expressivo: foi uma média de três novidades por dia útil.

Também o número de retiradas de linha foi recorde em agosto. Nada menos que 80 modelos deixaram de ser fabricados ou importados. No total, o mês de agosto totalizou 147 alterações nos catálogos das montadoras.

Portanto, o mercado de carros e comerciais leves neste ano já teve nada menos do que 465 alterações, sendo 243 novidades e 221que deixaram de ser produzidos ou importados.

Grande parte desses carros entrou ou saiu do mercado por uma questão legal, pois as empresas foram obrigadas a alterar a motorização para se adaptar às exigências do Proconve, Programa de Controle de Emissões de Gases Poluentes por Veículos Automotores, do Ministério do Meio Ambiente.

Em agosto, somente a GM e a Nissan colocaram no mercado 41 veículos e retiraram 43, ao trocar os motores de alguns de seus utilitários.

A GM lançou a picape média S10 com o novo motor eletrônico, um 2.8 de 140cv de potência. As 11 versões da S10 com motor mecânico foram substituídas pelas dez versões da S10 nova, entre trações 4x2 e 4x4, cabines simples e estendida, além das configurações de acabamento Colina simples, Tornado intermediária e Executive completa. Foi lançada também uma série especial, chamada de Rodeio. Além do novo motor, a picape ganhou também pequenas alterações visuais.

Junto com a S10 a GM lançou a Blazer, que é o utilitário esportivo feito sobre o chassi da picape. As cinco versões da Blazer com motor mecânico foram substituídas por quatro novas versões, que variam entre as motorizações 2.4 a gasolina e 2.8 a diesel eletrônico e tração 4x2 e 4x4, além das configurações de acabamento Colina simples e Executive completa. A Blazer também ganhou uma versão especial, chamada de Advantage. Assim como a picape S10, a Blazer, além de novo motor, ganhou algumas mudanças no visual.

Alguns dias depois a Nissan também apresentou a sua picape média Frontier com novo motor a diesel eletrônico. Esse motor 2.8 de 140cv de potência substituiu o antigo, que também era 2.8, mas com 132cv. A nova Frontier ganhou apenas o motor como novidade, todas as 18 versões continuam as mesmas.

O mesmo aconteceu com o utilitário esportivo da Nissan, o Xterra, feito sobre o chassi da Frontier. As nove versões do carro ganharam como novidade apenas o motor.

A Fiat, que começou a vender sua linha 1.0 bicombustível em abril, continuou vendendo o Palio Fire e o Siena Fire com motor à gasolina, mas tirou esses carros do mercado em agosto. Já as versões EX e ELX do Palio e do Siena, que estavam sendo vendidas com motor 1.0 a gasolina, tiveram seu motor substituído pelo motor bicombustível. A Fiat também incluiu mais uma versão da van Ducato em seu catálogo, que é a Ducato Multi para transporte de passageiros, com teto baixo.

A Peugeot lançou no início de agosto uma versão limitada a três mil unidades do 206 hatch, intitulada Holiday. O carro está disponível com motores 1.4 à gasolina e 1.6 bicombustível e ganhou novas rodas de liga-leve, faróis de neblina, entre outros acessórios.

A montadora também começou a importar o 407, nas versões sedã ou perua, com motores 2.0 16V e 3.0 V6.

A Volkswagen retirou do mercado o Gol Special 1.0, que era a última versão vendida com motor movido somente a gasolina e somente a alcool. A montadora parou de vender também a versão fora de estrada do carro, chamada de Rallye, que tinha motores 1.6 e 1.8 bicombustíveis. Por outro lado, a montadora incluiu em seu catálogo de ofertas a versão City do Gol 1.6 bicombustível e a versão Plus do Gol 1.0, também bicombustível.

Outro lançamento da Volks foi o sedã Santana na versão Comfortline, disponível com os motores 1.8 a gasolina e a álcool e 2.0 a gasolina.

A Volks também retirou do mercado a versão Sportline do Fox 1.6 bicombustível e as versões Comfortline e a especial Evidence do Polo 1.6 bicombustível.
A Renault fez uma única alteração em seu catálogo: lançou a série limitada do Clio Sedã, que tem motor 1.6 bicombustível.

A Jeep também fez um único lançamento em agosto, que foi o Cherokee Sport Plus.

A Alfa Romeo deixou de importar dois modelos em agosto: o Alfa Romeo 156 com motor 2.5 V6 e o Sportwagon, que também tem motor 2.5 V6.

A Mercedes começou a importar o Classe C 2006, que teve seu motor 2.3 substituído por um motor mais potente e o motor 3.2 substituído pelo 3.5. O carro está disponível nas versões sedã, perua e cupê. Outro lançamento da Mercedes foi o Classe E, que também teve o motor 3.2 substituído pelo 3.5.

Mas a montadora também retirou alguns modelos do mercado, além dos que foram substituídos pelos lançamentos. O Classe S teve algumas versões retiradas do catálogo, pois o novo Classe S deve chegar este mês. O Mercedes ML, que estava disponível apenas por encomenda, também foi retirado do catálogo, pois a nova versão do modelo chegará em outubro. Já a Classe G, também disponível apenas por encomenda, teve cinco versões retiradas do mercado: 270 CDI perua, 320 Cabriolet, 320 perua e 400 CDI perua.

____________________________________
E-mail: joelleite@autoinforme.com.br

Joel Leite é diretor da agência de notícias especializada no setor automotivo AutoInforme. Produz e apresenta o quadro sobre automóveis no programa Shop Tour e fornece informações para vários veículos de comunicação. É especialista no mercado de automóveis desde 1984, quando começou no Jornal do Carro do Jornal da Tarde. Joel é formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduado em Comunicação e Semiótica

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors