Michelin cria carro que não polui

  1. Home
  2. Bolso
  3. Michelin cria carro que não polui
Auto Informe
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Ter um carro que não polui é um desafio para a indústria automobilística. Estudos estão sendo feitos para que, num futuro breve, estes veículos estejam trafegando pelas ruas em todo o mundo. O desafio é grande, mas é importante porque o carro é um dos maiores responsáveis pela poluição atmosférica.

A Michelin apresentou em junho, durante o Michelin Challenge Bibendum 2006, em Paris, o Hy-Light, um veículo movido por célula de combustível que elimina as emissões veiculares responsáveis pelo aquecimento global.

O Hy-Light não emite gases poluentes, apenas vapor. A célula de combustível utilizada é alimentada por hidrogênio comprimido e oxigênio armazenado em taques. Os dois gases são produzidos a partir de luz do sol e água em um compartimento específico, formado por painéis solares ligados por um gancho em uma unidade elétrica.

Toda a energia que faz o carro se mover é provida de recursos renováveis. A eletricidade gerada pela célula de combustível é distribuída para todas as partes do motor por meio de um sistema eletrônico.

Com capacidade para quatro pessoas, o carro pesa apenas 850 kg e traz conforto e segurança. O modelo acelera de 0 a 100 km/h em menos de 12 segundos e atinge velocidade máxima de 130 km/h. A suspensão é elétrica e a tração é dianteira.

De acordo com os responsáveis pelo projeto, desenvolvido pela Michelin em parceria com o instituto de pesquisa suíço Paul Scherrer, muitas das tecnologias aplicadas neste carro poderão chegar ao mercado em dez anos.

Leia também:

Se meu dono me ouvisse...

Direção sob prescrição médica

Biodiesel - verdades e mitos

Perigoso pra cachorro

Sem pressão
_______________________________
E-mail: Comente esta matéria

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors