Opel Ampera, a versão européia para o Chevrolet Volt

Modelo conserva linhas e o sistema de propulsão Voltec, que permite rodar 60 km só com a carga de suas baterias
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Gustavo Ruffo
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- A GM, quando cria alguma coisa, costuma espalhá-la para todas as suas marcas. Foi assim com motores V8 e, agora, será com o sistema elétrico de propulsão Voltec, que equipará o Chevrolet Volt e pode chegar também ao Cadillac Converj. Antes do modelo de luxo, porém, o sistema Voltec deve ser vendido na Europa, sob a pele do novo Opel Ampera, que será apresentado no Salão de Genebra deste ano.

Como se vê pela imagem acima e ao lado, uma amostrazinha do carro, ele mantém as mesmas linhas do Volt. Segundo a Opel, ele também tem a mesma autonomia, de 60 km, só com a carga de suas baterias de íons de lítio. Apesar de a marca não entrar nesse detalhe, é possível que o Ampera também use um motor a combustão da Família 0, um três-cilindros de 1 litro, turbo, para carregar as baterias que impulsionam seu motor elétrico de 150 cv e 370 Nm de torque. É por isso que chamam o Volt de “veículo elétrico de autonomia estendida. O motor a combustão serve apenas como gerador e prolonga a distância que o carro pode percorrer para 1.030 km com um tanque de combustível.

Com 4,40 m de comprimento, 1,80 m de largura, 1,43 de altura e um entreeixos de 2,69 m, o Volt tem velocidade máxima limitada a 161 km/h para preservar suas baterias de íons de lítio. Com 301 l de porta-malas, o Volt carrega só quatro pessoas. O quinto passageiro foi sacrificado pelo pacote de baterias instalado onde, em carros comuns, vai o túnel da transmissão. O Ampera deve ser do mesmo jeito. Esperemos por Genebra para confirmar.

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