Os 10 menores carros comercializados no Brasil

Carro compacto era sinal de baixo poder aquisitivo, mas este conceito está mudando
  1. Home
  2. Bolso
  3. Os 10 menores carros comercializados no Brasil
Rodrigo Samy
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Carros compactos sempre foram sinônimo de baixo poder aquisitivo e de sucesso de vendas. Já o conceito de carros grandes, que impunham status, foi incorporado pelo Brasil nos anos 1970 e 1980. Os modelos que exemplificam a tendência da época são Ford Landau, Dodge Charger e os Chevrolet Caravan e Opala.

A Volkswagen nadou sempre contra a correnteza perante aos longos carros americanos e marcava seu território com automóveis de mecânica acessível, desconfortáveis e de dimensões compactas. O Fusca, por exemplo, tinha 4.050 mm de comprimento, tamanho até certo ponto médio para os dias de hoje.

Atualmente, a busca por carros econômicos e compactos é sinal de estilo, status e até de bom caráter diante do ambiente. Para você não ter problema com a sua garagem, o WebMotors fez um ranking dos menores carros do mercado nacional. Repare que destacamos a distância de um eixo ao outro. Se houvesse empate em comprimento, o maior entreeixos serviria para desempatar a disputa, uma vez que, quanto maior este número, melhor é o espaço interno.Veja os eleitos:

1º Lugar – Kia Picanto é o menor automóvel em comprimento do Brasil. Ele com certeza não terá problemas com vagas na rua ou até mesmo no trânsito. São apenas 3.535 mm de comprimento e 2.370 mm de entreeixos. Repare que ele consegue ser menor que o M100, mas oferece interior mais espaçoso.

2º Lugar – Effa M100 é um automóvel que começou a ser comercializado este ano. Importado da China, o carro que utiliza motor Suzuki tem a missão de conquistar o consumidor pelo preço e pelo tamanho. São 3.560 mm de comprimento e entreeixos de 2.330 mm. Vale ver a história deste carro.

3º Lugar – Fiat Mille ainda é o carro nacional de menor valor do mercado, cerca de R$ 23 mil. Apesar da sua estrutura obsoleta, ele oferece excelente espaço interno e ótima relação custo-benefício. Os italianos sabem fazer modelos pequenos. São 3.692 mm de comprimento e entreeixos de 2.361 mm.

4º Lugar – Chevrolet Celta é o compacto da GM que briga diretamente com o famoso Mille. Com projeto nacional, o modelo vem conquistando consumidores por seu seguro baixo. São 3.788 mm de comprimento e entreeixos de 2.443 mm.

5º Lugar – Peugeot 206 ocupa a quinta posição com méritos. Com a chegada do 207 brasuca, a história não mudou muito. O novo tem 3.872 mm de comprimento, enquanto o original tem 3.792 mm. O entreeixos de ambos é de 2.443 mm. Entenda porque ele não é um verdadeiro 207.

6º Lugar – Volkswagen Fox tem a fama de ser compacto e espaçoso desde quando foi lançado. Apesar da crise do recall dos bancos rebatidos, ele continua entre os modelos preferidos do Brasil. São 3.804 mm de comprimento e entreeixos de 2.465 mm.

7º Lugar – Renault Clio está na sua segunda geração no Brasil. Defasado perante a concorrência o automóvel começa a perder volume de vendas para o Sandero, que ultrapassa os 4 m de comprimento. Apesar das baixas vendas, o modelo tem um bom custo-benefício. No total o Clio tem 3.818 mm de comprimento e entreeixos de 2.472 mm.

8º Lugar – Honda Fit: o monovolume da marca japonesa receberá novas dimensões no Salão do Automóvel de São Paulo. Ele foi atualizado no final do ano passado. O modelo atual tem 3.830 mm e entreeixos de 2.450 mm.O novo carro terá 3.900 mm de comprimento e 2.500 de entreeixos.

9º Lugar – Ford Ka foi revigorado no final do ano passado para impulsionar a Ford no segmento de modelos compactos. O modelo antigo era menor do que o Mille em comprimento 3.620 mm. Já o novo Ka está com 3.836 mm e entreeixos de 2.443 mm.

10º Lugar – Fiat Palio é o menino de ouro da marca italiana. Ele é o carro que, hoje, ameaça mais de perto a hegemonia do Gol agora com 3.899 mm de comprimento. O carro da Fiat oferece os mesmos benefícios do seu irmão mais pobre, o Mille. Estão na lista o ótimo espaço interno e o excelente custo-benefício. São 3.847 mm de comprimento e entreeixos de 2.373 mm.

DERRAPAMOS: O Citroën C3 perdeu a décima colocação devido ao ingresso do Honda Fit na oitava posição. O C3 tem 3.850 mm de comprimento e entreeixos de 2.460 mm.. Texto devidamente atualizado


Gosta de carros de bom preço?

Então veja aqui no WebMotors a oferta dos modelos mais baratos do Brasil:

Effa M100

Fiat Mille

Ford Fiesta

VW Gol 1.0

Fiat Palio 1.0

Chevrolet Celta 1.0

Leia também:

Veja os 10 mais vendidos do primeiro semestre de 2008

Em plena crise de mercado, VW anuncia fábrica nos EUA

Fábrica de carros pequenos da Toyota será em Sorocaba

Fiat e BMW compartilharão plataformas e pontos de vendas

Toyota Corolla ainda não é uma ameaça ao Honda Civic

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors