Planeje o financiamento para não se enrolar depois

Leia atentamente as taxas e tarifas cobradas no contrato e planeje-se para a prestação caber no seu orçamento

  1. Home
  2. Bolso
  3. Planeje o financiamento para não se enrolar depois
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Ao contratar financiamento para a compra de um carro ou moto, é importante verificar antes a taxa de juros, tarifas e condições gerais para não ter problemas lá adiante com o pagamento das parcelas. Primeiramente, saiba que cada financeira tem taxas e tarifas próprias e obter condições mais vantajosas depende de cada caso. "No Santander Financiamentos, a taxa varia de acordo com o relacionamento do cliente com o banco e da loja com o banco", afirma André Novaes, diretor do Santander Financiamentos.

Isso significa que tudo depende de uma negociação, levando em conta o histórico do cliente interessado em fazer a aquisição com o banco e também do relacionamento da loja que está vendendo com a instituição financeira. Ou seja, quem já é cliente de longa data, já contratou outros produtos e paga seus compromissos em dia terá mais possibilidade de obter juros mais baixos e outros benefícios, como prazo maior para pagamento da primeira parcela, por exemplo. Tudo está sujeito à análise de crédito.

VEJA TAMBÉM

Além disso, para evitar dores de cabeça, quem compra veículo financiado também deve levar em conta os custos com a propriedade do veículo, como licenciamento, manutenção, combustível, seguro e outros, que representam um gasto médio mensal que será somado ao custo da prestação. Faça as contas primeiro para ver se todos esses gastos vão caber no seu orçamento. "Organize o fluxo mensal, principalmente em épocas de concentração de maiores despesas", recomenda Novaes.

Outra dica de ouro nesses casos é nunca comprometer mais que 30% da renda mensal com a parcela, afinal de contas, além das despesas com o financiamento e o próprio veículo, há outros gastos programados, como aluguel, alimentação e outros.

Também fique ligado nas multas e outras penalidades em caso de atraso no pagamento das parcelas do veículo, discriminadas no contrato do financiamento, que podem encarecer bastante o custo total da compra, ainda mais se os atrasos forem recorrentes - vale destacar que, com apenas uma parcela em atraso, você corre o risco de perder o carro por busca e apreensão.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors