Preço do carro zero sobe 0,4% em 2013

Aumento foi residual e não garante que esta será a tendência para este e os próximos anos
  1. Home
  2. Bolso
  3. Preço do carro zero sobe 0,4% em 2013
Auto Informe
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

IMAGE

O aumento de 0,4% no preço do carro zero em 2013, embora pequeno, foi um alívio para as montadoras de veículos, uma vez que os carros vinham de uma queda de 4,9% no ano anterior, a maior desde que iniciamos a divulgação do índice AutoInforme/Molicar do Preço de Verdade (o preço realmente praticado no mercado), em 2001. 

 

Trata-se porém de um aumento residual e nada garante que esta será a tendência para este e os próximos anos.

 

A grande concorrência exige das fábricas redução dos custos e ações mais agressivas das concessionárias, uma vez que o preço é, como se sabe, o item mais importante de decisão de compra para o consumidor de entrada, onde está o grande volume de vendas do mercado brasileiro.

 

As grandes montadoras continuam controlando o mercado. Fiat, Volkswagen e GM, responsáveis por seis de cada dez carros vendidos no Brasil, conseguiram aumentar os seus preços dos seus carros acima da média. Os modelos novos da Fiat subiram 0,92%, os da Volkswagen 2,17% e os da GM 3,14%.

 

Outras marcas tiveram aumentos mais expressivos, caso da Hyundai, cujos preços subiram 4,41% em 2013, além de marcas com pequena participação no mercado (veja tabela).

 

Por outro lado, algumas marcas tiveram, aumentos de preços bem acima da média. Os modelos da Ford subiram 1,27% durante o ano passado. Os carros da Audi ficaram 6,67% mais caros, os da Peugeot 4,38% e os da Honda 3,69%. A BMW (+ 11.48%) e a Smart (+10,17%) foram as marcas que tiveram os maiores aumentos no ano passado.

 

Veja, no gráfico, como foi a evolução dos preços durante o ano de 2013. Repare que no primeiro trimestre houve aumentos expressivos, mas depois de abril, quedas constantes, com dois pequenos aumentos em setembro e outubro.

 

padding-top:0px">

MARCA

0px;padding-top:0px">EVOL. %

padding-top:0px">

0px;padding-top:0px">BMW

0px">-11,48

padding-top:0px">

0px;padding-top:0px">Smart

0px">-10,17

padding-top:0px">

0px;padding-top:0px">Dodge

0px">-9,24

padding-top:0px">

0px;padding-top:0px">Mahindra

0px">-7,7

padding-top:0px">

0px;padding-top:0px">Shineray

0px">-7,3

padding-top:0px">

0px;padding-top:0px">Mími

0px">-7,27

padding-top:0px">

0px;padding-top:0px">Chery

0px">-7,18

padding-top:0px">

0px;padding-top:0px">Audi

0px">-6,67

padding-top:0px">

0px;padding-top:0px">TAC

0px">-6,18

padding-top:0px">

0px;padding-top:0px">Hafei

0px">-5,19

padding-top:0px">

0px;padding-top:0px">Rely

0px">-4,99

padding-top:0px">

0px;padding-top:0px">Peugeot

0px">-4,38

padding-top:0px">

0px;padding-top:0px">Bentley

0px">-4,35

padding-top:0px">

0px;padding-top:0px">Citroën

0px">-4,1

padding-top:0px">

0px;padding-top:0px">Jeep

0px">-3,79

padding-top:0px">

0px;padding-top:0px">Honda

0px">-3,69

padding-top:0px">

0px;padding-top:0px">Subaru

0px">-3,67

padding-top:0px">

0px;padding-top:0px">Lexus

0px">-2,7

padding-top:0px">

0px;padding-top:0px">Lifan

0px">-2,43

padding-top:0px">

0px;padding-top:0px">Jaguar

0px">-2,37

padding-top:0px">

0px;padding-top:0px">Jinbei

0px">-2,27

padding-top:0px">

0px;padding-top:0px">Nissan

0px">-2,12

padding-top:0px">

0px;padding-top:0px">Chrysler

0px">-2,01

padding-top:0px">

0px;padding-top:0px">Volvo

0px">-1,66

padding-top:0px">

0px;padding-top:0px">Land Rover

0px">-1,53

padding-top:0px">

0px;padding-top:0px">Ford

0px">-1,27

padding-top:0px">

0px;padding-top:0px">Toyota

0px">-1,18

padding-top:0px">

0px;padding-top:0px">RAM

0px">-1,06

padding-top:0px">

0px;padding-top:0px">Suzuki

0px">-1,06

padding-top:0px">

0px;padding-top:0px">Maserati

0px">-0,86

padding-top:0px">

0px;padding-top:0px">Mercedes-Benz

0px">-0,82

padding-top:0px">

0px;padding-top:0px">Mitsubishi

0px">-0,25

padding-top:0px">

0px;padding-top:0px">Ssangyong

0px">-0,25

padding-top:0px">

0px;padding-top:0px">Troller

0px">-0,18

padding-top:0px">

0px;padding-top:0px">Média Geral

0px">0,43

padding-top:0px">

0px;padding-top:0px">Changan

0px">0,57

padding-top:0px">

0px;padding-top:0px">Fiat

0px">0,92

padding-top:0px">

0px;padding-top:0px">JAC

0px">1,22

padding-top:0px">

0px;padding-top:0px">Renault

0px">1,56

padding-top:0px">

0px;padding-top:0px">Kia

0px">1,96

padding-top:0px">

0px;padding-top:0px">Volkswagen

0px">2,17

padding-top:0px">

0px;padding-top:0px">Chamonix

0px">2,83

padding-top:0px">

0px;padding-top:0px">Iveco

0px">2,84

padding-top:0px">

0px;padding-top:0px">Chevrolet

0px">3,14

padding-top:0px">

0px;padding-top:0px">Lobini

0px">3,16

padding-top:0px">

0px;padding-top:0px">Hyundai

0px">4,41

padding-top:0px">

0px;padding-top:0px">Porsche

0px">5,29

padding-top:0px">

0px;padding-top:0px">Aston Martin

0px">7,48

padding-top:0px">

0px;padding-top:0px">Effa

0px">8,11

0px;padding-top:0px">Fonte: AutoInforme/Molicar 

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors