Produção e licenciamentos crescem em agosto

  1. Home
  2. Bolso
  3. Produção e licenciamentos crescem em agosto
Luís Figueiredo
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- O licenciamento de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus teve alta de 9,3 % no mês de agosto, em comparação a julho, segundo dados divulgados nesta terça-feira 6 pela Anfavea Associação dos Fabricantes de Veículos Automotores. No mês passado foram licenciados 151.626 veículos, ante 138.744 em julho.

Entre automóveis e comerciais leves a participação dos modelos flexíveis em combustível permanece crescendo, passando a 61,7 % do total comercializado, ou 90.334 veículos – contra 58,9 % 78.245 veículos em julho. Mas é bom lembrar: essa performance dos veículos “flex” se deve, em parte, ao fato de que muitos modelos já não têm mais versão somente a gasolina – são todos flexíveis. A participação de veículos a álcool cresceu 0,8 % de 1 % para 1,8 % no período julho/agosto.

As exportações de veículos leves tiveram queda em agosto -11,5 % comparado a julho, mas no acumulado do ano a alta é de expressivos 30,7 % sobre o período de janeiro a julho de 2004. Ainda assim, segundo o presidente da Anfavea, Rogelio Golfarb, “não podemos nos iludir com o resultado”. De acordo com Golfarb, há fortes pressões do câmbio e dos custos que podem comprometer o bom desempenho.

Bom desempenho também percebido na produção interna, que teve alta de 5,8 % automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus no mês. Para Golfarb, o mercado interno tem sido “a grande âncora para o crescimento, além das expectativas”. A entidade estima que a produção total chegue a 2,45 milhões de automóveis e comerciais leves em 2005, resultado 11 % superior ao ano passado. Desse total, 1,66 milhão se destinam ao mercado interno, número 5 % superior ao do ano passado. As exportações deverão totalizar US$ 10,8 bilhões em 2005 – ou 29 % a mais do que em 2004, somando-se automóveis, comerciais, ônibus, caminhões e máquinas agrícolas.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors