O canal de notícias da Webmotors

Sete dúvidas sobre como funciona leilão de carros

Veja as principais dicas e os maiores cuidados que você deve ter na hora de arremeter um veículo no pregão

por Fernando Miragaya

Muito comum quando estamos interessados em trocar ou comprar pela primeira vez um veículo, carros leiloados sempre aparecem como uma opção. Mas o que você sabe sobre essa opção? Pensando nisso, o WM1 trouxe as respostas para sete dúvidas sobre como funciona leilão de carros. Confira!

Como funciona o leilão de carros?

O leilão de carros não é muito diferente de outros tipos de leilões. Antes de tudo, é importante que o interessado leia o edital daquele que irá participar. Nele, você encontrará respostas para dúvidas simples, como a forma de pagamento, as regras do evento ou o processo completo para participar.
Após esse primeiro passo, ainda de maneira on line, você irá acompanhar quais são os lotes oferecidos pelo organizador. Observe cada anúncio e encontre o lote de seu interesse. Agora sim, hora de entrar na disputa e oferecer o seu primeiro lance - que seja superior ao lance mínimo.

Conheça o Leilão de Carros Antigos de Araxá
Caso mais pessoas se interessem por aquele mesmo lote e entrem em disputa, irá vencer quem oferecer o maior valor. Caso você tenha arrematado o veículo, é importante saber que não é possível desistir da compra.
Se o pagamento não for efetuado e a compra não se concretizar, o lote volta para um novo leilão e o seu cadastro no site da empresa que está organizando o evento costuma ser bloqueado para evitar a participação em outros leilões.

Como participar de um leilão de carros?

Isso vai depender de qual tipo se trata. Uma maneira simples, pela internet, é se cadastrar em algum site que organiza pregões de automóveis com certa frequência. Assim que houver lotes disponíveis, você irá receber avisos para acompanhar.
Outra forma é por meio da sua instituição financeira. Muitas delas costumam reter modelos apreendidos por falta de pagamento dos financiamentos, e esses carros vão para leilão. Para participar, você pode avisar a sua instituição e ela vai repassar informações sobre os leilões.

Por que carros vão a leilão?

Os carros podem ir a leilão por diversos motivos. A principal é por inadimplência. Pessoas que financiam o veículo e deixam de pagar as prestações acabam perdendo o carro. As instituições financeiras, ainda donas do automóvel, o manda para o pregão.
Há outras razões. Se uma concessionária sofre um alagamento após uma enchente e a água danifica diversos modelos, aqueles que não deram “perda total” podem ser comercializados em leilões promovidos pela própria montadora.

Outro motivo comum do leilão de veículos é que diversos modelos são abandonados em pátios públicos depois de serem rebocados. Obviamente, é cobrado um aluguel do motorista a cada dia que o veículo passa no local e, por conta desse ou outros motivos, muitos preferem abandonar o carro no pátio.

Comprar carro de leilão é confiável?

O leilão de automóveis é uma prática comum e confiável, realizada por diversas grandes empresas. Para evitar cair em quaisquer tipos de golpes, é necessário se atentar ao local em que você escolhe participar.
Assim como abastecer em determinado posto de gasolina é prejudicial para o seu carro, escolher participar de leilões organizados por empresas pouco conhecidas no ramo pode ser um risco. Atente-se principalmente a esse ponto.

Quais são as vantagens do leilão de carro?

O grande benefício para quem pretende comprar um carro em leilão é o preço, sem dúvida. O valor costuma ser de 30% a 50% do que é oferecido por modelos novos, seminovos e usados na Tabela Fipe.
Ford tenta evitar leilão do novo GT
Mais uma vantagem de quem opta por um veículo de leilão é que o artigo 328 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê que o valor gasto na compra do carro já inclui o pagamento de multas pendentes ou tributos, como o IPVA. Além do valor do carro, o gasto no momento será apenas com a documentação.

Quais são as desvantagens do leilão de carro?

Não são só vantagens que os motoristas irão encontrar ao optar por comprar carros de leilão. Uma das desvantagens é estar sempre atento com a situação do veículo interessado. Por isso, antes de bater o martelo do seu lance, tenha certeza de que a opção escolhida apresenta boas condições.

Se o preço mais baixo é uma vantagem, uma das principais desvantagens desse tipo de negócio é a necessidade do pagamento à vista. A maioria das organizadoras de leilões exigem que, após a aquisição do modelo, o valor seja pago.
Além disso, a grande parte dos leilões não permite que você ligue ou ande com o carro. Você só pode olhar o automóvel por fora. Então, é preciso ficar atento ao estado geral do veículo.

Como saber que o carro de leilão é confiável?

O mais indicado, sempre, é contar com a consultoria de um especialista. Seja o mecânico de confiança do seu bairro ou profissionais que trabalham no segmento automotivo. Assim, as chances de optar por um modelo que seja furada diminui.
Outra maneira de saber que o carro escolhido no leilão é confiável é observar todo o histórico do modelo até chegar ali. Carros com problemas graves ou que estejam extremamente danificados devem ser desconsiderados.

Bônus: desvendando alguns mitos sobre carros de leilão

Quando o assunto são carros de leilões, começam a surgir várias histórias. Agora, vamos desvendar dois mitos comuns: se é possível fazer o seguro automotivo de carros leiloados e se realmente todo carro de leilão tem algum defeito.

Mito ou verdade: posso fazer o seguro para carro adquirido em leilão?

É provável você já ter escutado que não é possível fazer o seguro em veículos leiloados. Porém, essa afirmação está longe de ser uma verdade absoluta.
O fato é que as seguradoras costumam não fazer o seguro do carro quando ele já tem algum sinistro em seu histórico. E, muitos veículos oferecidos em leilões têm alguma sinistralidade.
Porsche mais antigo do mundo vai a leilão nos EUA
Só que existe o leilão de carros novos, sem nenhuma ocorrência e que podem ser assegurados normalmente.
Ou seja, a restrição ocorre com carros que tenham alguma sinistralidade e não exclusivamente veículos de leilão. Por isso, é sempre importante verificar todo o histórico do modelo.

Mito ou verdade: todo carro em leilão tem algum defeito?

Outra história muito comum é afirmar que todo veículo em leilão vem com algum tipo de defeito para estar ali. O que, dessa vez, não tem nada de verdade. Existem, sim,modelos danificados, como os carros em pátios que sofreram enchente. Porém, também há veículos novos em leilões.

Muitas concessionárias costumam colocar seus veículos de test-drive em leilões após um certo tempo, mesmo sem eles terem algum tipo de problema. Outro caso são os carros com financiamento em débito recuperados por instituições financeiras e leiloados.

Conheça a Loop e encontre a melhor opção de carro!

Agora que você já sabe como funciona leilão de carros, escolha a melhor plataforma para encontrar o seu modelo. Com a nova parceira da Webmotors, a Loop, todo o trâmite é feito de maneira segura e rápida. Encontre a unidade mais próxima e faça o seu lance!
Cinco dicas para deixar a documentação em dia

Comentários

Carregar mais