Tabela Fipe: entenda como funciona e saiba usá-la

Para quem procura trocar de carro ou consultar valores, a tabela é excelente ferramenta nos negócios de compra e venda

  1. Home
  2. Bolso
  3. Tabela Fipe: entenda como funciona e saiba usá-la
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Se você precisa ou quer trocar de carro e pretende dar uma olhada no mercado de seminovos e/ou usados, certamente você já ouviu falar da Tabela Fipe. Ela é uma das ferramentas mais importantes nos negócios de compra de venda de automóveis desde quando foi lançada diretamente ao público, em janeiro de 2021 - embora sua fundação tenha acontecido em 1973.

Acrônimo de Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, a Fipe faz todo mês, basicamente, uma tomada de preços de carros/motos/veículos em todas as regiões do Brasil para chegar ao valor médio para servir de parâmetro para o consumidor (a diferenciação inclui ano de fabricação, região de compra e até versões).

A tabela rapidamente ganhou importância e confiança de todos os setores do mercado. Prova disso é que concessionários e lojas utilizam seus números para determinar os preços dos usados envolvidos em um negócio que tenha troca com troco, por exemplo.

Além do mais, a Tabela Fipe ajuda a definir os valores de automóveis novos e usados, auxilia na definição dos preços dos impostos, como o IPVA, e ainda estabelece a quantia adequada para fins de indenização de seguros. Mas, afinal, como usá-la na hora de ir atrás de um carro novo?

Imagem de um carro de madeira de brinquedo em cima de uma pilha de moedas
icon photo
Legenda: Tabela Fipe define o preço médio de veículos no país e ainda ajuda a definir valores de seguro e impostos

Atualmente, a Fipe traz dados de carros, SUVs e comerciais leves produzidos a partir de 1985. No caso de caminhões e micro-ônibus, as informações presentes na tabela são datadas desde 1981. Já para motocicletas, triciclos e quadriciclos, começam em 1990.

"Não é feita análise, comparativo ou estudo sobre esses preços. É só uma tabela de valores com uma média do Brasil", explica Eduardo Lima, gerente de produtos da Fipe.

Importante lembrar que no caso de carros zero km são tabelados os valores das versões básicas, intermediárias e completas. Não entram na pesquisa, portanto, preços de vendas consideradas "especiais", que incluem carros blindados, personalizados e faturados para o governo, por exemplo.

Como consultar a Tabela Fipe

Consultar a Tabela Fipe é relativamente fácil: basta acessar o link e preencher os campos que aparecem, como "marca", "modelo", "versão" e "ano de fabricação", além dos outros tópicos que surgirem, como localização e/ou interesse da busca.

Vale lembrar, sempre, que ninguém é obrigado a seguir os valores da tabela ao pé da letra. Durante a pesquisa, os consultores da Fipe descartam preços muito altos, baixos ou com alguma discrepância estatística. Os números restantes, dessa forma, são usados para criar uma média - e é esse o valor que vai constar para aquele determinado veículo na tabela.

Blue Car On Laptop Keypad
icon photo
Legenda: Conhecer as informações do veículo é um passo importante para consultar a Tabela Fipe

A Fipe explica que o índice serve como referência, mas pode receber fatores de correção para cima ou para baixo, de acordo com o estado de conservação do veículo e/ou outras diferenças pontuais.

A dica é quase a mesma para quem vai vender ou comprar: se você pretende adquirir um carro, ignore os preços que fujam muito do valor oficial da tabela. Se você quer negociar, a proposta que chegar mais próxima do número oficial da Tabela Fipe certamente será a melhor.

Comentários