Usado Novo: Mini é mais acessível do que parece

Com preços muitas vezes inferior ao de subcompactos novos, hatch inglês sempre tem design bacana e bom desempenho

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Lucas Cardoso
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O Mini Cooper foi o primeiro carro trazido oficialmente pela marca britânica ao Brasil em 2009. Com seu estilo retrô e acabamento de luxo, o hatch médio "premium" de duas portas tinha uma proposta bem restrita, mas entregava exclusividade aos seus clientes.

Mini Cooper

Essa exclusividade, aliás, pode ir parar na garagem de gente que nem imagina. À época de seu lançamento, o Cooper custava cerca de R$ 100 mil, mas atualmente é possível encontrar versões de linhas até posteriores a 2009 com preços a partir de R$ 50 mil.

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Mini Cooper 2009 F1
Para além da relativa sofisticação e do desempenho, o grande atrativo do Mini é o design charmoso e clássico
Crédito: Divulgação
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É uma alternativa para quem busca um modelo bem completo, especialmente em comparação com os "carros de entrada" à venda no mercado atualmente, que não raro partem dos R$ 80 mil.

Nessas primeiras linhas, o Mini Cooper tinha itens interessantes como seis airbags, controle de estabilidade, sensores de estacionamento, retrovisores elétricos, ar-condicionado e volante multifuncional.

Mini Cooper 2009 F2
A lista de equipamentos do hatch tinha seis airbags, controle de estabilidade e ABS
Crédito: Divulgação
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O modelo 2009 tinha duas opções de motores. O primeiro era o 1.6 16V aspirado a gasolina, com 120 cv de potência e 16,3 kgf.m de torque, que vinha acoplado a uma transmissão manual de seis marchas. A segunda alternativa era o motor 1.6 16V turbo, que entregava 175 cv de potência e 24,5 kgf.m de torque. Esse vinha casado com uma transmissão automática de seis marchas convencional - em 2011, a potência nessa configuração passou para 184 cv.

E teve mais: dois anos, o modelo ganhou a versão John Works, que era ainda mais forte: o mesmo motor turbinado gerava 211 cv e 28,5 kgf.m de torque. A transmissão era apenas manual de seis marchas, bem adequada à proposta esportiva da versão.

Mini Cooper 2009 F3
O motor do Mini Cooper de entrada era o 1.6 16V que rendia satisfatórios 120 cv
Crédito: Divulgação
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Na linha 2012, a Mini apresentou ainda a versão One, que chegou para substituir o modelo de entrada. A configuração trazia uma versão menos potente do mesmo 1.6 aspirado usado lá nos primeiros Cooper. Rendia 98 cv e podia ser casada com transmissão manual ou automática.

O espaço interno também é compatível com o esperado para um carro de duas portas. As medidas são justas, com 3,72 m de comprimento, 2,46 m de entre-eixos e porta-malas para apenas 160 litros de bagagens. Suficiente nas viagens a dois, inclusive pela possibilidade de rebater os bancos traseiros para ter mais espaço.

Mini Cooper 2009 F4
O interior do Mini Cooper tem acabamento premium com mescla de revestimentos
Crédito: Divulgação
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Dentre as alternativas disponíveis no mercado de usados atualmente, as versões One e Cooper são as que têm preços mais competitivos. Para além do valor cobrado, boa parte desses modelos tem quilometragem aceitável e apresenta boa condição.

No estoque da Webmotors, encontramos modelos anunciados a partir de R$ 49.990. O valor é bem abaixo do cobrado por subcompactos mais simples oferecidos no mercado atualmente. Por exemplo, um Renault Kwid não sai por menos de R$ 71.190.]

Mini Cooper 2009 F5
O espaço interno do Mini é justinho: carro tem 2,46 m de entre-eixos e 160 litros de porta-malas
Crédito: Divulgação
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Uma unidade com valor abaixo de R$ 50 mil é anunciada por um proprietário de Mogi das Cruzes (SP). Ano 2011 e tem pouco mais de 109 mil quilômetros rodados. O modelo tem acabamento interno em couro e tecido, câmbio manual e rodas de liga leve 17 polegadas. Confira essa oferta aqui.

Como esse, também é possível encontrar outros modelos em ótimas condições no catálogo da Webmotors. Se você busca um carro mais exclusivo, os hatches médios da Mini podem ser uma boa alternativa.

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Tags:Mini
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