Veja 5 golpes comuns na compra e venda de veículos

Supostas oportunidades de bom negócio podem ser um chamariz para levar o seu dinheiro ou seu carro. Fique antento

  1. Home
  2. Bolso
  3. Veja 5 golpes comuns na compra e venda de veículos
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Ao comprar ou vender um veículo, é preciso ficar atendo para não ser enganado por golpistas e estelionatários, que usam a boa-fé alheia para levar vantagem. Para você fechar negócio com mais segurança e não ser lesado na compra ou venda de carro, moto ou utilitário, selecionamos cinco dos golpes mais comuns no mercado.

Fique sempre atento e desconfiado de oportunidades fora da realidade do mercado: muitas vezes, o que parece ser uma baita vantagem financeira na verdade é um chamariz de bandidos para tirar o seu dinheiro ou até roubar o seu veículo. Confira.

 Vender o carro mais rápido
Legenda: Vender o carro mais rápido
Crédito: I Stock

ANÚNCIOS FALSOS

Antes de fazer contato com o anunciante, confira se a descrição está de acordo com as fotos do anúncio. Fique atento a eventuais informações divergentes ou que considere suspeitas. Cheque a real existência do veículo e se o seu estado está de acordo com o que foi anunciado. E, quando decidir qual veículo comprar, imprima o anúncio para que você possa conferir as características descritas pessoalmente

PREÇO MUITO ABAIXO DA MÉDIA DE MERCADO

Desconfie de ofertas muito generosas ou demasiadamente tentadoras, de ganhos fora do comum ou, ainda, de benefícios exagerados. Há quadrilhas especializadas em falsificação de documentos, que roubam determinado veículo e clonam a placa e os documentos de outro veículo semelhante, que esteja com o cadastro regular. Para se precaver, exija do vendedor uma vistoria cautelar, fornecida por empresas cadastradas pelo Detran, que verifica numeração de chassi e motor, histórico de sinistros e todas as informações oficiais, podendo identificar se determinado veículo foi clonado ou tem algum tipo de fraude ou restrição.

icon photo
Legenda: Financiamento de carro
Crédito: iStock

EXIGÊNCIA DE PAGAMENTO ANTECIPADO OU SINAL

Se o vendedor pedir que você deposite alguma quantia de dinheiro ou todo o valor solicitado antes de passar o veículo e os documentos para você, evite a compra. Prefira sempre pagar o valor acertado apenas quando receber o CRV (Certificado de Registro do Veículo) já preenchido e com firma reconhecida em cartório, juntamente com as chaves e demais documentos do veículo

FRAUDE NO PAGAMENTO

Golpistas simulam transferência via TED para a conta do vendedor com um comprovante falsificado ou pagando com cheque sem fundo. Se possível, evite cheques e, se aceitá-los, prefira os administrativos, Confira a validade do cheque administrativo, ligando para o banco com o cheque em mãos. O ideal é a transferência bancária, mas certifique-se você mesmo que o dinheiro de fato entrou na sua conta - é possível consultar o saldo ou tirar extrato no aplicativo do seu banco no celular, em um posto de autoatendimento ou até pelo telefone

GOLPE DA VENDA CONSIGNADA

A consignação é uma alternativa para vender mais rápido o seu carro, deixando-o em uma loja, que fica encarregada da venda e cobra uma comissão sobre o valor a ser pago pelo novo proprietário. No entanto, há casos nos quais o vendedor na verdade é um golpista que acaba desaparecendo, juntamente com o veículo. Para evitar isso, pesquise antes o histórico da loja/concessionária em sites de reclamações e/ou defesa do consumidor e exija a assinatura de contrato para a venda consignada. A Webmotors dá uma força nesse aspecto, permitindo a busca de lojas/concessionárias idôneas cadastradas.

icon photo
Legenda: Compre ou venda um carro se dor de cabeça. Veja como
Crédito: BMW Financiamentos

SEM DOR DE CABEÇA: AUTOPAGO

Para impedir que golpistas se aproveitem de quem está vendendo ou comprando um carro, a Webmotors criou o Autopago. Clique Aqui e conheça os detalhes deste novo serviço.

 Autopago
Legenda: Autopago
Crédito: Webmotors/WM1

QUER COMPRAR OU VENDER SEU CARRO COM 100% DE SEGURANÇA? CLIQUE AQUI E CONHEÇA O AUTOPAGO

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors