Votação aconteceu em Los Angeles

Ford T é o "Carro do Século"
  1. Home
  2. Bolso
  3. Votação aconteceu em Los Angeles
Marcelo Prado
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

-
ESTADOS UNIDOS - A votação do "Carro do Século" Car of the Century terminou agora pouco domingo, em Los Angeles, Estados Unidos _por volta das 21h Brasília. Mas você, que acompanha as notícias da WebMotors, será o primeiro a saber os resultados desta votação que mobilizou as montadoras e o público apaixonado por veículos em todo o mundo.

O Ford T, modelo fabricado entre 1908 e 1927, foi o grande vencedor _o principal critério foi o seu impacto para a história automobilística, já que o carro T foi um dos modelos que inaugurou a linha de montagem da forma como conhecemos hoje.

A escolha do "Carro do Século" obedeceu uma série de detalhes, concebidos pela Car of the Century International, grupo formado pelo holandês Dick Holzhaus. Um júri de 126 jornalistas, de 32 países, elaborou uma lista de cem carros que marcaram a história. Dessa lista, foram escolhidos os cinco finalistas, que ontem disputaram a eleição: além do Ford T, estavam o francês Citroën DS 19 1955-1965, o "divino"; o inglês Mini 1959 - , o "pai" dos minicarros urbanos; o Porsche 911 1963 - , esportivo inúmeras vezes campeão das 24 Horas de Le Mans, e o Fusca 1938 - , considerado por muitos o favorito ao título.

O Fusca, o mais popular veículo de toda a história automobilística, para muitos analistas lutava contra a sua origem: foi criado por Ferdinand Porsche após um pedido direto do ditador alemão Adolph Hitler, que queria um "carro do povo" _volkswagen, em alemão. Esse fato talvez possa explicar a sua superação pelo simpático Ford T.

O primeiro Ford T foi introduzido no mercado norte-americano exatamente no dia 1 de outubro de 1908. O primeiro ano de produção registrou a inimaginável marca para a época de 10.660 unidades. Em 1921, o modelo representava 56% de toda a produção mundial de veículos. No total, mais de 15 milhões de Ford T foram comercializados ao redor do mundo.

Henry Ford, o criador da Ford Motor Company e mentor da linha de montagem, foi eleito também em Los Angeles como o empreendedor do século. Para mais informações sobre a eleição e dados sobre os cem principais modelos, com dados históricos e fichas técnicas, acesse o site:
Car of the Century

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors