VW cria manual que “conversa” com o motorista

Protótipo possibilita consulta por comando de voz de dentro do veículo
  1. Home
  2. Bolso
  3. VW cria manual que “conversa” com o motorista
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

-
A Volkswagen receberá um prêmio na Feira Automecânica 2004, que começou em 14 de setembro e dura até o próximo dia 19, em Frankfurt Alemanha, na categoria “Acessórios & Tuning” pelo protótipo do manual do proprietário do veículo que pode ser consultado por comando de voz de dentro do próprio carro.

De acordo com a VW, o manual do proprietário “Controlado pela Voz” da Volkswagen permite ao motorista fazer consultas de dentro do veículo, em voz alta e clara, e receber lá mesmo as informações solicitadas por meio de sons e imagens, sem a necessidade de folhear ou pesquisar o manual impresso.

Usando um programa de reconhecimento de voz, as instruções do motorista são analisadas e enviadas por telefone celular para uma central de computador onde a literatura completa do veículo está disponível. A informação solicitada é filtrada, enviada ao veículo e apresentada por meio dos alto-falantes do carro. Figuras explanatórias também podem ser exibidas. A transferência de dados leva somente alguns segundos.

Em adição ao sistema de voz, tudo que o proprietário do veículo precisa para usar o mecanismo é um MDA Assistente Móvel Digital com telefone integrado ou um pequeno fone compatível para exibição de informações gráficas. A partir do número do chassi, o sistema identificará o veículo e saberá quais equipamentos ele recebeu. O sistema é atualizado sempre que a configuração do veículo muda.


Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors