Audi TTS, a nova versão do carro mais bonito do mundo

Motor 2-litros TFSI chega a 272 cv e 350 Nm equipa o cupê, que tem tração quattro de série
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Gustavo Ruffo
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- Como se não bastasse ter sido eleito o carro mais bonito do mundo, o Audi TT ganhou hoje uma versão que faz ainda mais jus à aparência, a TTS, ou TTSão, que é o nome que vem naturalmente à cabeça, diante dessa sigla, e da nova especificação do motor 2-litros turbo com injeção direta de gasolina, que passou de 200 cv para exatos 272 cv.

Segundo a marca, foi preciso reforçar muitas partes do motor de quatro cilindros em linha do modelo, inclusive o bloco, mas também os pistões e bielas. O turbo agora pode empurrar ar para dentro do motor a até 1,2 bar. Os sistemas de admissão e exaustão de ar também foram modificados, para uma passagem mais livre e um ronco ainda mais instigante. Uma simples alteração de programação do chip poderia colocar a vida do motor em risco, uma vez que ele trabalha com injeção direta de gasolina e mistura pobre.

As mudanças foram suficientes para levar o pequeno cupê de 1.395 kg de 0 a 100 km/h em 5,2 s com câmbio Stronic, ou DSG, quando ele equipa carros da VW e à máxima de 250 km/h, que poderia até ser maior, mas é limitada por um acordo de cavalheiros entre as montadoras alemãs e o governo daquele país. O torque deste 2-litros, de 350 Nm, pode deixar muito V6 assustado...

Além de forte, o motor consegue ser muito econômico, considerando a performance que ele apresenta. Segundo a Audi, ele faz 12,5 km/l com câmbio manual de seis marchas, número que melhora um pouco com o câmbio Stronic.

A propaganda já dizia que potência não é nada sem controle. Por isso mesmo é que o TTS tem, de série, a já consagrada tração permanente integral quattro. Quem já dirigiu um carro com o sistema sabe que a sensação de tirar as quatro rodas do chão de uma vez, especialmente nos modelos mais potentes da marca das quatro argolas, como a perua RS4, é difícil de descrever, mas muito boa de experimentar.

O sistema magnético de controle da dureza dos amortecedores também ajuda a manter a estabilidade do TTSão. Há duas opções de regulagem: Standard, para uma condução mais confortável, e Sport, que é auto-explicativa. O carro tem rodas de aro 18” e freios de 17”.

A marca alemã diz que este será o topo de linha do TT, mas quem acompanha o site WebMotors sabe que o posto será dele por pouco tempo, uma vez que também está para sair do forno a versão mais forte do TT até hoje,a TT RS, que terá o mesmo motor do Jetta, só que biturbo, o que tornará o pequeno cupê ainda mais interessante. Afinal, ele terá 350 cv sob o comando do acelerador!

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