BMW Série 3 mais nervoso do mundo chega ao Brasil

Série limitada M340i xDrive First Edition, que não é o M3, teve 20 unidades para nosso país... E todas já foram vendidas

  1. Home
  2. Lançamentos
  3. BMW Série 3 mais nervoso do mundo chega ao Brasil
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A BMW do Brasil acaba de apresentar o novo BMW M340i xDrive First Edition, uma edição limitada da versão de topo M340i - o BMW Série 3 mais nervoso do mundo antes de receber ajustes da divisão "M" e se tornar o M3 -, que tem 387 cv e lote de importação exclusivíssimo para nosso país.

Produzido na fábrica de Munique, na Alemanha, a versão baseada no M340i "civil" tem arrancada de 0 a 100 km/h nervosa (em 4,4 segundos), design diferenciado e revestimentos exclusivos. No painel do carro haverá uma marcação que registra o número da unidade entre todas as 340 produzidas da edição especial.

Serão somente 340 unidades em todo o mundo, sendo que apenas 20 vêm ao Brasil - e todas já estão vendidas. "Todas as unidades para o Brasil foram pré-vendidas antes do desembarque", afirma Rodrigo Andrade, Gerente Nacional de Vendas BMW.

Devido a isso, o preço acabou não sendo revelado pela empresa, mas fontes ligadas à marca garantiram para a reportagem do WM1 que o valor "encostou nos R$ 440 mil". "Conseguimos manter o valor do euro antigo como forma de agradecer aos clientes", reforçou o executivo.

Por baixo

O M340i xDrive First Edition tem por baixo do capô um motor de seis cilindros em linha com turbo, de 3,0 litros, 387 cv e 50,1 kgf.m de torque. O conjunto é capaz de fazer o carro acelerar de 0 a 100 km/h em 4,4 segundos e chegar a 250 km/h de velocidade máxima.

Em comparação, o último BMW M3 vendido no Brasil e no mundo - que é de 2018, mas também o "atual" enquanto a marca não revelar a nova geração, que era prevista para estrear esse ano -, tinha 431 cv e fazia o 0-100 em 4,1 segundos.

O conjunto utiliza uma caixa de câmbio automática de oito marchas, tração integral inteligente, suspensão preparada pela divisão "M" e sistemas de controle de largada para uma tocada bem esportiva.

 M340i xDrive First Edition: 340 em todo o mundo, apenas 20 unidades no Brasil do BMW Série 3 nervoso
Legenda: M340i xDrive First Edition: 340 em todo o mundo, apenas 20 unidades no Brasil do BMW Série 3 nervoso
Crédito: Divulgação

Segurança

Os freios a discos ventilados nas quatro rodas, além de extremamente seguros, também têm toque esportivo e foram criados pela divisão "M". Assim como todo o ajuste das suspensões dianteira e traseira, que são independentes nos dois eixos.

As rodas de liga leve têm 19 polegadas e também são revestidas por pneus de alto desempenho (225x40 R19 na dianteira e 255x35 R19, na traseira).

BMW M340i First Edition
icon photo
Legenda: BMW M340i First Edition: interior escurecido é típico de carros esportivos
Crédito: Divulgação

Por dentro

Em relação à tecnologia, o M340i xDrive First Edition é equipado com o sistema de entretenimento da BMW, chamado "ConnectedDrive", capaz de fazer chamadas de emergência inteligentes e oferecer serviços de concierge (englobando portal de notícias, clima e aplicativos) e serviços remotos (via app), além das quase obrigatórias conexões via CarPlay e Android Auto.

Outro destaque é o BMW Live Cockpit, que inclui o painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas, head-up display e tela central sensível ao toque de 10,3 polegadas - que opcionalmente oferece assistente de voz e compatibilidade sem fio com o Apple CarPlay.

Ele também é praticamente semi-autônomo, já que vem com sistema de manutenção em faixa - com corretor, sistema ativo de proteção lateral e alerta de evasão, além do controle de cruzeiro adaptativo e do sistema de frenagem de emergência. Também tem alerta de tráfego em cruzamento dianteiro e traseiro e, por fim, sistema Parking Assistant Plus, que estaciona o carro "sozinho".

Há, por fim, alguns mimos como abertura e fechamento automático do porta-malas, retrovisores externos com declinação e rebatimento, bancos esportivos com ajuste elétrico e aquecimento, banco traseiro tripartido, ajuste de lombar e pacote de iluminação ambiente interna de conveniência.

 Modelo usa um motor 3.0 turbo de seis cilindros com 387 cv e é o mais arisco da nova geração do BMW Série 3
Legenda: Modelo usa um motor 3.0 turbo de seis cilindros com 387 cv e é o mais arisco da nova geração do BMW Série 3
Crédito: Divulgação
Comentários