Chevrolet Corvette Z06

Essa máquina radical já pode ser vista no Brasil. E tem uma mais forte ainda pronta para sair do forno!
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. Chevrolet Corvette Z06
Gustavo Ruffo
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Há algumas máquinas que nascem com um propósito básico, o de serem aceleradas. Esse é, sem dúvida, o caso deste belo exemplar do que a engenharia americana, tão acostumada a criar carros grandes, beberrões e com suspensão extramacia, pode fazer: o Chevrolet Corvette Z06. Mais leve e potente que o carro de produção normal, o C6, o Z06 é o que a empresa podia fazer de mais sofisticado para venda ao público.

Em primeiro lugar, por conta do poderoso motor LS7, um V8 de 7 litros. Apesar da megacilindrada deste motor, ele não é um big block, mas sim o maior small block já produzido pela GM, fazendo o Corvette voltar à famosa medida de 427 polegadas cúbicas. Com bloco de alumínio, o LS7 rende 512,6 cv a 6.300 rpm e tem torque de 65 kgm a 4.800 rpm, com corte de rotação aos 7.100 giros. Poderia ser mais potente, mas o propulsor adota uma configuração conservadora, bem ao gosto americano, que prefere um conjunto mais durável.

As válvulas, por exemplo, são de titânio, mas o comando é no bloco, como nos antigos motores 4.1 que equipavam o Opala. Também há apenas duas válvulas por cilindro, uma de admissão e outra de escape. E basta, já que, apenas com isso, o motor já se torna forte demais. O virabrequim é de aço forjado, para suportar o esforço que a compressão de 11:1, alta para um motor americano, impõe. O motor é todo montado por uma equipe especial no Centro de Performance de Wixom, no Estado de Michigan, que pesa cada uma das peças em balanças de precisão para que todas tenham exatamente o mesmo peso.

O conjunto consegue ser razoavelmente leve 1.421 kg, em ordem de marcha, considerando que o Corvette, apesar de baixo 1,24 m de altura, é grande 4,46 m de comprimento, o que foi obtido com o uso intensivo de materiais leves, como fibra de carbono, magnésio e alumínio.

O desempenho de um conjunto destes é exatamente o que se pode esperar dele, talvez melhor: 0 a 100 km/h em 3,7 s e máxima de 318 km/h, obtida, segundo a Chevrolet, nas autobahns da Alemanha. No mesmo país, mais exatamente no circuito de Nürburgring, de cerca de 20 km, o Corvette completou o traçado em 7 minutos e 43 segundos. O consumo, surpreendentemente, é de 11 km/l, melhor que o de muito sedã brasileiro de motor muito, mas muito menor.

Por dentro, o carro é meio estreito e o acesso, como convém a esportivos dessa estirpe, é complicado. Bem instalado, o motorista tem diante de si todos os instrumentos de que poderia precisar para conduzir bem o carrão, inclusive um acelerador lateral.

O Corvette Z06, baixo e potente, com suspensão independente nas quatro rodas e a velha tração traseira, preferência de 10 entre 10 motoristas de perfil esportivo, atinge acelerações laterais de 1 g com freqüência. Essa medida é como a força da gravidade, ou seja, quando o carro é acelerado em curvas, a força que ele exerce sobre o motorista é a mesma que ele sentiria se se jogasse em um precipício, mas sem o perigo de se ferir. O Z06 é praticamente uma montanha-russa particular.
Em maio deste ano, o WebMotors teve a chance de testar o carro em Indaiatuba, no interior de São Paulo leia mais sobre isso aqui. Ali, consta que a GM não tinha planos de comercializar o Z06 no Brasil. E a empresa, até onde se saiba, continua sem essa programação, o que abre espaço para que importadores independentes, como a Forest Trade, tragam o veículo ao Brasil.

O preço, como é costume nesses casos, não é divulgado, só sob a consulta do cliente, mas, só a título de referência, o Z06 custa, nos EUA, US$ 70 mil, pouco menos de R$ 150 mil. Com custos de importação e impostos, esse valor costuma dobrar no Brasil.

Para quem pode pagar por ele, este Corvette é uma excelente pedida. Tanto pelo desempenho como pela tradição de 54 anos de história. Já para quem quer mais do que o Z06, basta esperar: a Chevrolet prepara uma versão ainda mais forte do Corvette, que talvez traga de volta o mítico nome Stingray ao mercado leia mais sobre isso aqui. Ou ele ou Blue Devil, Diabo Azul. É esperar para ver, inclusive no Brasil!

Agradecimentos: Forest Trade www.foresttrade.com.br; telefone: 11 3882-8000


Gosta de esportivos americanos?

Então veja aqui em nossos estoques a melhor oferta para você:

  • Chevrolet Corvette

  • Chevrolet Camaro

  • Ford Thunderbird

  • Ford Mustang

  • Pontiac GTO

  • Pontiac Firebird

    Leia também:

    SEGREDO! - Super Corvette

    Rinspeed Splash

    Audi R8 - o melhor de Paris

    Chevrolet SSR

    Volkswagen Iroc

    ________________________________

    Receba as notícias mais quentes e boletins de manutenção de seu carro. Clique aqui e cadastre-se naAgenda do Carro!
    ________________________________
    E-mail: Comente esta matéria

    Envie essa matéria para uma amigoa

  • Comentários

    Ofertas Relacionadas

    logo Webmotors