Citroën C3 ganha versão Automatique em setembro

O mesmo câmbio automático de quatro marchas casado ao motor 1,6-litro 16V já é oferecido pelo Peugeot 206
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. Citroën C3 ganha versão Automatique em setembro
Gustavo Ruffo
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Era uma situação estranha. Na PSA Peugeot Citroën, a Citroën tem o papel de oferecer carros mais sofisticados, enquanto à Peugeot cabe o papel de marca de volume. Mesmo assim, o Peugeot 206 foi o primeiro compacto da empresa a oferecer câmbio automático. A primazia, pela lógica, deveria ser do Citroën C3, mas a PSA vai corrigir a situação em setembro, quando ela passará a oferecer a versão Automatique de seu Citroën mais vendido, recentemente reestilizado.

A transmissão é a mesma usada no Peugeot, uma automática convencional de quatro marchas. Por definição, uma transmissão automática com menos marchas precisaria de um motor com mais torque, mas, como já dissemos na avaliação com o Peugeot 207 Passion, pelo menos na estrada o casamento entre a caixa AL4 e o motor 1,6-litro 16V parece estável. No trânsito pesado das grandes cidades é que ele deve mostrar se está bem acertado ou não, algo que só poderemos dizer na avaliação. Esperemos.

O mundo ideal seria a oferta, no Brasil, do sistema SensoDrive, disponível na Europa para os modelos da Citroën e que se parece com o já usado pela Fiat no Stilo, o Dualogic, e pela Chevrolet na Meriva, o Easytronic. Além de não ter as mesmas perdas de desempenho e resposta, a caixa manual automatizada possibilitaria a criação de uma versão automática até do modelo mais barato da marca, o C3 GLX. Enfim, fica para a próxima...

Como o câmbio automático costuma acrescentar cerca de R$ 4.000 ao preço de um carro, e o sistema deve ficar reservado à versão mais cara do C3, a Exclusive 1.6 16V, que custa R$ 45,99 mil, pode-se esperar por um valor de R$ 50 mil para o C3 Automatique.

Próximos lançamentos

Além de apresentar o novo C3 e anunciar a chegada do C3 Automatique, a Citroën aproveitou a reunião com os jornalistas especializados para anunciar os próximos lançamentos da marca.

No Salão do Automóvel serão apresentados o C4 de cinco portas e o C5, que o colunista Fernando Calmon já avaliou na Europa. O primeiro chega logo depois do evento, enquanto o C5, só no ano que vem.

Também em 2009 virá ao mercado a C4 Picasso, versão de cinco lugares da Grand C4 Picasso, ainda importada da França, provavelmente, mas em breve fabricada na Argentina, o que vai consolidar o plano da PSA de fabricar modelos grandes no país vizinho e modelos compactos no Brasil. A chegada do monovolume também tende a tirar o Xsara Picasso de cena paulatinamente.

Descontados os lançamentos confessados, também deve vir ao Brasil em no máximo dois anos a nova C3 Picasso, e fabricada localmente. Este é outro carrinho que tende a tirar vendas da Xsara Picasso.

A Citroën mostra assim a sua vontade de crescer. E quem quer crescer tem de se mexer. Até aqui, é isso que ela tem feito.

Gosta dos compactos premium?

Então veja abaixo as melhores ofertas dos veículos deste segmento:

Citroën C3

Chevrolet Corsa

Chevrolet Corsa Sedan

Ford Fiesta

Ford Fiesta Sedan

Leia também:

Novo C3 2009 chega ao Brasil sem mudanças radicais

Novo Ka Tecno

Lotus Evora, ou projeto Eagle, estréia no Salão de Londres

Mazda Kazamai esboça futuro crossover compacto da marca

BMW faz intervenção cirúrgica leve nos Série 3

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors