Conheça toda a beleza interior do novo Porsche Panamera

Com apresentação oficial marcada para abril, cupê de cinco portas tem luxos dignos da marca alemã
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Gustavo Ruffo
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- A Porsche está prestes a fazer uma das maiores apostas de sua história. Depois de criar o esportivo mais tradicional do mundo, o 911, a marca enveredou pelo mundo dos utilitários esportivos, com o Cayenne, para conquistar o mercado norte-americano. Agora, depois que a Mercedes-Benz criou o segmento dos cupês de quatro portas, com o Classe CLS, a Porsche se sentiu à vontade para criar um modelo semelhante, ainda que o dela seja um cupê de cinco portas, o Panamera. Mostrado aos pouquinhos, o supercarro agora exibe seu interior. E ele impressiona tanto quanto o exterior.

Para começar, ele tem 13 opções de cores para seus bancos de couro, com quatro opções de combinações bicolores. O painel pode ter sete opções de acabamento, de fibra de carbono a oliveira, entre outras madeiras nobres.

O ar-condicionado é quadrizona de série, ou seja, cada um dos quatro ocupantes do veículo pode ajustar a temperatura e a velocidade do ventilador que for mais confortável. Os bancos, eletricamente reguláveis em oito posições, inclusive com extensão do apoio para as coxas, são esportivos, como convém a qualquer Porsche. Até os bancos traseiros podem, opcionalmente, ter as mesmas regulagens elétricas.

Os airbags, como se pode imaginar, estão espalhados pelo carro todo. Frontais, laterais, de cortina, laterais e de joelhos. Até os bancos individuais traseiros podem ter, opcionalmente, airbags laterais.

Para quem gosta de som, o Panamera será o primeiro veículo a oferecer o sistema High-End Surround Sound System, do fabricante alemão Burmester. São 2.400 cm² de membranas sonoras espalhadas pelo carro, ou mais especificamente 16 alto-falantes em 16 canais de amplificadores com 1.000 W, auxiliados por um subwoofer ativo com um amplificador Classe D de 300 W. Como se um carro com motor V8 precisasse de qualquer outro som além desse...

Com 4,97 m de comprimento, 1,93 m de largura e 1,42 m de altura e um generoso entreeixos de 2,92 m, o Panamera apresenta um fenômeno interessante: porta-malas de tamanhos diferentes. Já divulgamos 450 l, possivelmente para a versão V6. A Porsche informa 445 l de porta-malas nas versões S e 4S e 432 l na versão Turbo, as primeiras a chegarem ao mercado. Com isso, o Panamera promete espaço suficiente para a bagagem da família que puder por suas mãos em seu belo volante multifunção. Havendo necessidade de mais espaço, ele pode chegar a 1.250 l com os bancos rebatidos.

Os motores V8, como dissemos, serão os primeiros a chegar ao mercado, mas a versão mais barata do Panamera terá motor V6 3,6-litros de 300 cv. A de entrada, logo no início das vendas, será a S. Equipada de série com motor V8 de 4,8 litros e 400 cv 294 kW e câmbio manual de seis marchas, ela será vendida por 94.575 euros, ou R$ 277,8 mil. Na Europa.... Com a transmissão automatizada PDK de sete marchas, o preço pula para 98.085,50 euros, coisa de R$ 288 mil. Por este preço, o Panamera S oferece velocidade máxima de 283 km/h e 0 a 100 km/h em 5,4 s.

O Panamera 4S, com tração nas quatro rodas, tem velocidade máxima pouca coisa menor 282 km/h e traz o câmbio PDK de série. A aceleração de 0 a 100 km/h, com mais tração e um câmbio melhor, cai para 5 s. O preço desta versão será de 102.251 euros, ou R$ 300,3 mil.

A versão topo de linha do Panamera será, por ora, a Turbo, que traz o mesmo motor V8, mas auxiliado por dois turbocompressores. Com isso, ele chega com facilidade aos 500 cv 368 kW. O Turbo também tem tração nas quatro rodas e câmbio PDK de série. A diferença é o desempenho: máxima de 303 km/h e 4,2 s para ir de 0 a 100 km/h. O preço também é significativamente mais alto: 135.154 euros, ou R$ 397 mil.

Vale lembrar que, quando o carro chegar ao Brasil, possivelmente pouco depois da apresentação oficial, no Auto Shanghai 2009, dos dias 20 a 28 de abril deste ano, o preço será pelo menos duas vezes mais alto.

A família, em todo caso, tem de ser relativamente pequena. Afinal, o Panamera leva apenas quatro pessoas. As mesmas quatro pessoas que vão achar o porta-malas de 450 l bastante razoável para uma viagem mais longa. Sem a necessidade de passageiros, o espaço para carga pode ser ampliado a até 1.500 l, com o rebatimento dos bancos traseiros.

Se a idéia é ter um Porsche de dia-a-dia, ele também não pode deixar de ser um Porsche, com a mesma proposta esportiva que caracteriza a marca. O modelo mais simplezinho do Panamera terá um motor V6 3,6-litros de 300 cv, a gasolina, com injeção direta de combustível. Considerando que o carro pesa cerca de duas toneladas, será preciso andar com o carro para saber se o motor dá conta da massa do Panamera.

Um que certamente dá conta do recado é o motor intermediário, um V8 4,8-litros de 400 cv, para o Panamera S. Mas o melhor mesmo é o do Panamera Turbo, também um V8 de 4,8 litros, mas turbinado e capaz de atingir 500 cv. Para todas as versões, equipadas com câmbio manual de seis marchas, há a opção do PDK, o câmbio de dupla embreagem da Porsche, com sete marchas. A tração será traseira de série nos modelos de entrada e PTM Porsche Traction Management, integral permanente, no Turbo.

Além destes motores, a Porsche fará também um Panamera Hybrid, com o motor V6 conjugado a um elétrico. O conjunto motriz terá 350 cv e uma economia de combustível próxima da de um veículo a diesel. A Porsche, aliás, nega de pés juntos que fará um Panamera a diesel, mas dizia o mesmo sobre o Cayenne e o utilitário foi confirmado com um V6 de 3 litros e 240 cv a diesel recentemente. O mais provável é que a marca vá primeiro sentir a reação de seu público ao diesel no Cayenne para, aí sim, se arriscar com outros modelos.

Produzido na mesma fábrica que o Cayenne, em Leipzig, o Panamera tem uma meta de 20 mil unidades anuais, no começo, e de 50 mil em um futuro próximo. Com essa quarta linha de produtos, a Porsche espera superar a marca de 100 mil unidades por ano em vendas. As vendas começam no primeiro semestre do ano que vem na Europa e nos EUA. O Brasil também o recebe em 2009, mas provavelmente no segundo semestre.

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